A banda que teria criado o riff de "Paranoid" antes do Black Sabbath
Por Bruce William
Postado em 25 de agosto de 2022
Uma interessante coincidência foi levantada em 2015 pela Dangerous Minds envolvendo nada menos que "Paranoid" do Black Sabbath e uma música bastante obscura de uma banda norte-americana do final dos anos sessenta chamada Half Life.
Black Sabbath - Mais Novidades
O autor do texto conta que um amigo havia mostrado pra ele o registro de uma banda de garagem vintage de Saginaw, no Michigan band, chamada The Half-Life, que se chamava "Get Down", gravada em 27 de junho de 1969 no GM Studios em Detroit, e que pode ser conferida no player abaixo.
Já "Paranoid" do Black Sabbath foi gravada em junho de 1970 nos estúdios Regent Sound e Island em Londres, na Inglaterra, e a faixa título do disco registrada aos 46 do segundo tempo, conforme explicou o baterista Bill Ward: "Não tínhamos músicas suficientes para o álbum e Tony (Iommi, guitarrista) apenas pegou a guitarra, tocou e sai isso. Demorou entre vinte, vinte e cinco minutos". E no encarte do álbum ao vivo do Sabbath de 1998, "Reunion", o baixista Geezer Butler contou que eles escreveram a música "em cinco minutos, e eu fiz a letra o mais rápido que pude. Tudo foi feito em cerca de duas horas". E o single de "Paranoid" foi lançado em setembro de 1970 e atingiu o quarto lugar nas paradas do Reino Unido, sendo o único single do Black Sabbath que esteve no Top Ten.
Sendo assim, fica claro que Iommi teria se inspirado em "Get Down" do The Half-Life para compor "Paranoid", do Black Sabbath, certo? Não. Na verdade, é altamente improvável que isso tenha acontecido.
Apesar de ter sido gravada quase um ano antes, "Get Down" não foi lançada na época, conforme a própria banda contou em um post feito no facebook: "Tocamos a música para o DJ Bob Dyer da WKNX-AM em Saginaw que disse que ela não tinha potencial comercial'. Ficamos satisfeitos com o que ele disse. Talvez tivéssemos sorte diferente se tivéssemos levado para a rádio WTAC em Flint - provavelmente a estação de Rock mais roqueira fora da área de Detroit". "Get Down" só sairia comercialmente em 2008 em uma compilação chamada "A-Square (Of Course): The Story Of Michigan's Legendary A-Square Records", que traz também músicas raras de bandas da área como MC5 e SRC.
E o próprio autor do texto da Dangerous Mind deixa claro que não acredita na hipótese de plágio ou sequer de influência direta em Iommi, pois isto significaria uma das duas coisas: a) que o Half-Life conseguiu uma maneira de voltar no tempo ou b) que o Black Sabbath conseguiu, de alguma forma, ter acesso a uma música obscura gravada a 5.800 kms por uma banda desconhecida. "Não somente ambos os cenários carregam as marcas de uma teoria lunática da conspiração, mas eles simplesmente não tem base na realidade, não importa o quanto eu gostaria que fosse verdade", disse.
Em posts feitos na seção de comentários do artigo da Dangerous Minds, há quem ouça e enxergue similaridades nas duas músicas entre trechos de "Hey Joe" imortalizada pelo Jimi Hendrix ou "Dazed and Confused" do Led Zeppelin, sendo que ambas são releituras de músicas feitas por outros artistas...
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps