A atitude dos fãs de Raul Seixas que contribui para o taxarem de comunista e satanista
Por Gustavo Maiato
Postado em 24 de agosto de 2022
A trajetória musical de Raul Seixas envolve músicas clássicas como "Medo da Chuva", Tente Outra Vez" e "As Minas do Rei Salomão". Dono de obra extensa, suas letras variam muito de tema e ele nunca deixava 100% claro nas entrevistas o que realmente queria dizer nos versos.
Em entrevista ao jornalista musical Gustavo Maiato, o youtuber Júlio Ettore, dono de canal sobre rock nacional, explica que os fãs de Raul Seixas contribuem para disseminar essas especulações e interpretações sobre a obra do cantor.
"As pessoas querem falar em nome do Raul. O que ele era? Satanista? Comunista? Tem muito isso. Os fãs se agrupam e cada um diz o que o Raul queria dizer. Como as mensagens permitem interpretações variadas e nas entrevistas dele ele não dava respostas, isso permitia que os fãs especulassem as interpretações.
O que será que ele quis dizer com determinada música? Que magia é essa que ele fala nas letras? Será que é o diabo? Pela pesquisa que fiz, não tem nada disso. Tinha interesse espiritual dele, mas tinha o marketing. Muitas pessoas não entendem isso ou acham que tinha alguma coisa do diabo por trás. Isso rende muita discussão e hoje em dia com a internet essas visões sobre o Raul se chocam.
Com o Cazuza, não acontece muito isso. Já com o Renato, as letras ainda geram alguns debates, por causa da questão da homossexualidade. Geram-se debates. No caso do Raul, são muitas coisas envolvidas: Aleister Crowley, ditadura, Schopenhauer, Filosofia. Isso se choca e na internet esse debate encontrou ambiente fértil para seguir infinitamente", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps