Keith Richards, do Rolling Stones, responde o que acha de Bill Wyman como baixista
Por André Garcia
Postado em 21 de agosto de 2022
Os Rolling Stones surgiram em 1962, inicialmente se destacando na cena londrina fazendo cover de clássicos do blues, logo eles foram adotados pela mídia como os rivais bad boys dos Beatles. Mas com o passar do tempo, eles superaram esse estigma e foram reconhecidos como uma das maiores bandas de rock do mundo.
Rolling Stones - Mais Novidades
Durante muito tempo, sua formação foi estável, passando por mudanças apenas na guitarra solo: primeiro Brian Jones, depois Mick Taylor e, finalmente, Ron Wood. Isso mudou apenas no começo dos anos 90, mais especificamente em dezembro de 1992, quando a saída do baixista Bill Wyman pegou a todos de surpresa — até mesmo seus colegas, que resistiram à decisão.
O fato é que ele, conforme confessou em entrevista à Telegraph em 2008, se cansou das cobranças de tocar em uma das maiores bandas do mundo, e queria levar uma vida mais sossegada.
"Tocar com os [Rolling] Stones era sempre muita pressão", contou Bill. "O próximo álbum ou single sempre tinha que ser o melhor, ou pelo menos vender mais. Quando nos juntávamos para tocar, era um grande momento. Trabalhar com Charlie [Watts] era fantástico, e nós ainda somos muito próximos. Mas quando eu excursionava com os Stones, levava um mês para ensaiar todas aquelas músicas que já estávamos tocando há 30 anos."
Conforme publicado pela Far Out Magazine, em 2016, o canal oficial do Keith Richards no YouTube tinha um quadro chamado Ask Keith, onde ele respondia perguntas enviadas pelos fãs. Uma delas questionou o que ele achava de Bill Wyman como baixista.
"Bill Wyman é um baixista incrível", respondeu Richards. "Eu sempre fico tão surpreso com o bom-gosto dele no jeito como toca baixo. Quando volto a ouvir ao que ele tocava lá atrás, tenho que dizer, esse é o mais distinto, um músico muito sensível. Tipo, ele pode ficar sem graça com isso, mas sou obrigado a dizer que ele é o melhor baixista para mim."
Uma das linhas de baixo mais memoráveis de Bill Wyman pode ser ouvida em "Miss You", sucesso de 1978. "Quando eu fiz o riff de 'Miss You'', disse ele, "todas as bandas do mundo copiaram no ano seguinte. Rod Stewart… todos eles."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Veja a estreia da nova formação do Rush durante o Juno Awards 2026
Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
Guns N' Roses estreia músicas novas na abertura da turnê mundial; confira setlist
Para Gary Holt, Exodus é melhor que Metallica, mas ele sabe ser minoria
A banda que impressionou Eddie Van Halen: "A coisa mais insana que já ouvi ao vivo"
Por que Geddy Lee achou que Anika Nilles não seria melhor opção para substituir Neil Peart?
O álbum do Cannibal Corpse que Jack Owen não consegue ouvir
Kip Winger admite não se identificar mais com a música da banda que leva seu nome
Joe Bonamassa lançará show em tributo a Rory Gallagher
Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Wolfgang Van Halen fala sobre a importância de ter aprendido bateria primeiro
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
A banda que guitarrista do Korn não curtia; "Qualquer um podia tocar o que eles tocavam"


Os 100 melhores discos dos anos 70, segundo a Ultimate Classic Rock
Wayne Perkins, guitarrista que colaborou com Rolling Stones e Lynyrd Skynyrd, morre aos 74 anos
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
O guitarrista que Slash acabou descobrindo que "copiava sem perceber"
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
A melhor música de abertura de um álbum de todos os tempos, segundo Charlie Watts
O momento que Angus Young deixou de curtir Rolling Stones: "A partir daí, não há nada"


