Artigo na Far Out Magazine aponta James Hetfield como pior letrista da história do metal
Por Mateus Ribeiro
Postado em 09 de agosto de 2022
O veterano músico James Hetfield é um dos maiores ícones do heavy metal desde o início dos anos 1980, quando fundou o Metallica. Além de membro fundador, James é guitarrista, vocalista e um dos principais compositores do grupo, ao lado do baterista Lars Ulrich. O frontman é responsável por hits como "Seek & Destroy", "Fade To Black", "Master Of Puppets", "One", "Nothing Else Matters" e "The Unforgiven".
Embora seja um titã da música pesada, James não é uma unanimidade. Existem pessoas que não admiram totalmente seu trabalho, como pode ser visto em artigo assinado por Thomas Leatham e publicado no site Far Out Magazine. Para Thomas, James é "o pior letrista de metal de todos os tempos".
Segundo o autor da matéria, Hetfield escreveu algumas das piores letras da história do metal. Trechos de "Just A Bullet Away" (faixa do EP "Beyond Magnetic"), "Frantic" (música presente em "St. Anger") e "Enter Sandman" são citados para justificar o ponto de vista de Thomas. Aliás, o refrão da faixa que abre "Black Album" mostra uma das táticas usadas pelo vocalista do Metallica na hora de escrever suas letras. As palavras abaixo foram escritas pelo autor do artigo.
"Na verdade, Hetfield se baseia principalmente em um método bem conhecido de ‘rimar uma coisa sombria com outra coisa sombria’. Pegue a amada ‘Enter Sandman’ do Metallica e a letra: ‘Exit life/Enter night/Take my hand/We're off to never-never land’. Embora essas palavras sejam provavelmente alguns dos melhores esforços de Hetfield, eles são totalmente carentes de introspecção, inteligência e qualquer coisa remotamente parecida com poesia".
O último parágrafo do texto aborda "Dirty Window", do "St. Anger". Para Thomas, alguns versos da canção se parecem com palavras escritas por uma criança que está cursando o primário.
Seria James um tremendo xarope?
Além de criticar o talento de James, Thomas também criticou a personalidade do músico. Nas palavras dele, existe "uma disputa constante pelo título de maior babaca da banda. É uma batalha travada entre a pura arrogância de Ulrich e a idiotice e a completa falta de autoconsciência de Hetfield".
O documentário "Some Kind Of Monster", que mostra o processo de composição de "St. Anger", é utilizado como base para o autor afirmar que a produção "mostrou principalmente que Hetfield era essencialmente um pirralho mimado que jogava seus brinquedos fora do carrinho sempre que algo nem remotamente seguia seu caminho".
Kirk tem uma opinião diferente
Enquanto há quem não goste do trabalho de James, há quem o elogie por conta de suas letras. É o caso de Kirk Hammett, guitarrista do Metallica e companheiro de trabalho do frontman há quase 40 anos. Em 2017, Kirk afirmou que James "é um poeta". Leia mais abaixo.
E você, o que acha das letras escritas por James Hetfield? Opine nos comentários.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps