O álbum do Deep Purple que Ian Gillan considera subestimado
Por André Garcia
Postado em 14 de setembro de 2022
O Deep Purple foi formado pelo guitarrista Ritchie Blackmore no final dos anos 60. Embora fosse muito influenciado por Jimi Hendrix e Cream, fazia um som mais pop e psicodélico que não realmente engrenou. "Shades of Deep Purple", "The Book of Taliesyn" e "Deep Purple", lançados entre 68 e 69, não fizeram sucesso.
Deep Purple - Mais Novidades
Foi apenas na década de 70 que o Deep Purple emplacou com o lançamento de seus melhores álbuns. No entanto, muitos fãs discordam quando o assunto é qual é o melhor de todos eles: para alguns é "In Rock" (1970), para outros é "Machine Head" (1972) "ou ainda "Burn" (1974); há ainda quem considere o ao vivo "Made in Japan" ou o "California Jamming". Mas raramente alguém responde "Fireball" (1971).
Conforme publicado pela Rock and Roll Garage, em entrevista de 2017 para Eddie Trunk o vocalista Ian Gillan foi perguntado qual ele considera o álbum mais subestimado do Deep Purple.
"'Fireball', sem dúvidas. Porque todo mundo reclamou: 'Ah, é diferente do 'In Rock''! Bem… sim! Era tentativa de [explorar] outras dimensões do Purple. Mais do lado funk, mais do lado blues, mais do lado soul… E nós não somos algo unidimensional. Tínhamos muitas influências em nossos primeiros anos. Aquilo rendeu muita crítica porque não era parecido com o 'In Rock'. Eu acredito que seja o álbum mais subestimado."
"Fireball" foi o segundo disco da formação MK II do Deep Purple, com Ian Gillan no vocal e Roger Glover no baixo. Apesar de não ser lá o favorito dos fãs, possui clássicos como a faixa-título e "No No No", e chegou ao topo das paradas na Inglaterra e em outros países europeus. Nos Estados Unidos não passou de #32, o que pode parecer pouco, mas foi mais longe do que chegou o "In Rock" por lá.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
O clássico absoluto do Black Sabbath que o jovem Steve Harris tinha dificuldade para tocar

Beatles, Led Zeppelin; Regis Tadeu explica o que é uma boyband e quem é ou não é
Ian Gillan nem fazia ideia da coisa do Deep Purple no Stranger Things; "Eu nem tenho TV"
Ian Gillan atualiza status do próximo álbum do Deep Purple
Adrian Smith se diz triste pela aposentadoria de David Coverdale, mas reconhece que era o momento
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
O músico "complicado" com quem Ronnie James Dio teve que trabalhar; "uma pessoa realmente ruim"


