Guitarrista do Diamond Head é "eternamente grato" ao Metallica por regravações
Por André Garcia
Postado em 13 de setembro de 2022
O Metallica surgiu no começo dos anos 80 entre diversas outras bandas, mas chamava atenção por misturar o peso do metal, a ferocidade do punk e as reviravoltas do progressivo — combinação batizada thrash metal. O Metallica começou a tocar em grandes arenas em meados da mesma década, levando aquele tipo de música do underground aos estádios lotados.
Uma das atitudes louváveis do quarteto de San Francisco Bay foi gravar covers das bandas que eles mais curtiam. Graças àquilo milhões de headbangers foram apresentados a nomes como Misfits e Diamond Head.
Conforme publicado pela Rock and Roll Garage Brian Tatler, guitarrista e co-fundador da banda britânica Diamond Head se declarou "eternamente grato" ao Metallica pelas regravações — financeiramente decisivas para ele.
"O primeiro cover foi em 84, quando eles gravaram 'Am I Evil?' no lado b de 'Creeping Death'. Então eu acredito que, se não fosse por eles, eu estaria por aí procurando emprego. Acho que teria sido mais difícil para o Diamond Head seguir em frente sem aquela apresentação à base de fãs deles. Aquele disco vendeu milhões de cópias — 'Am I Evil?' vendeu milhões de cópias através do Metallica. Tanta gente a mais conheceu Diamond Head graças a Lars e companhia…"
"Pode ser que muitas dessas oportunidades que temos agora, a gente não tivesse se não fosse pela conexão com o Metallica. Então sou eternamente grato. Obviamente eu e Sean 'Harris, vocalista original da banda] ainda recebemos os direitos autorais. Mas, mesmo assim, acredito que aquilo ajudou o nome Diamond Head e a marca a conseguir mais e mais oportunidades, [como] ser chamado para festivais e abrir shows."
O Metallica manteve por anos o hábito de gravar covers, oficialmente lançados em 1998 na compilação "Garage Inc." Lançado como CD duplo, trazia no primeiro disco 11 faixas gravadas especialmente para o álbum; enquanto o segundo trazia as 12 faixas lançadas entre 1987 e 96. Três músicas do Diamond Head foram incluídas: "Helpless", "Am I Evil?" e "The Prince".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Metallica que James Hetfield considera "fraco": "Um enorme sinal de fraqueza"
Nicko McBrain fala sobre rumores de aposentadoria de Dave Murray
O guitarrista que moldou o timbre do Metallica, segundo James Hetfield
Música que dá nome ao documentário do Iron Maiden já foi considerada uma das piores da banda
Blaze Bayley escolhe o melhor disco do Metallica - mas joga sujo na resposta
Como a banda mais odiada do rock nacional literalmente salvou a MTV Brasil da falência
O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire
A banda que poderia ter chegado ao tamanho do Led Zeppelin, segundo Phil Collen
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
O vocalista com quem Slash disse que não trabalharia novamente: "Não tem como"
O dia que Mano Brown questionou o Shaman: "Legal, mas o que vocês reivindicam?"
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
Os álbuns do Rush que são os prediletos de Regis Tadeu
Vocalista do Lamb of God decidiu ficar sóbrio durante turnê com o Metallica



A música do Metallica que James Hetfield achou fraca demais; "Tá maluco? Que porra é essa?"
Alex Skolnick entende por que Testament não faz parte do Big Four do thrash metal
"Enter Sandman", do Metallica, supera 2 bilhões de plays no Spotify
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
A banda que o Metallica disse nunca mais querer levar para a estrada de novo
Lars Ulrich: "Eu era o maior fã do Iron Maiden"


