Paralamas: como Whitesnake e Jorge Amado influenciaram hit "Lanterna dos Afogados"
Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de setembro de 2022
Paralamas Do Sucesso - + Novidades
A música "Lanterna dos Afogados" é uma das mais icônicas dos Paralamas do Sucesso e já ganhou até versões internacionais com o Moonspell e Tarja Turunen. Em vídeo no seu canal no YouTube, Júlio Ettore explicou algumas curiosas influências por trás desse hit.
O livro de Jorge Amado
"Essa letra é inspirada no livro do escritor baiano Jorge Amado chamado ‘Jubiabá’, lançado em 1935. Fala sobre o dia a dia de pessoas humildes em Salvador do ponto de vista de um menino que fugiu de casa e depois passou a frequentar um bar chamado Lanterna dos Afogados. Ficava no porto do cais de Salvador. Daí o Herbert tirou a ideia. É só o nome do bar mesmo, não eram mulheres que ficavam com as lanternas esperando os pescadores, como alguns pensam. Era um local cheio de vida. Esse bar representa o sofrimento e a solidão dos reprimidos e angustiados da sociedade. Por isso, o Herbert constrói a letra a partir do ponto de vista de alguém que está nessa situação, mas oferece um ombro amigo. Ele falou que é uma constatação do silêncio da pessoa solitária".
Escreveu em 10 minutos
"Para compor essa música, ele precisou de 10 minutos enquanto ia de moto a um restaurante com a namorada em Ipanema. Do nada, veio a melodia e a letra. Ele pediu papel e caneta para o garçom e anotou".
Inspiração e "farofa" dos anos 1980
O João Barone já citou influências por trás dessa música. A ideia seria uma balada ‘meio farofa’, com a cara dos anos 1980. Com clichês facilmente reconhecíveis. Algo tipo Jeff Beck ou Whitesnake. Só que mais sofisticada um pouco".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps