Paralamas: como Whitesnake e Jorge Amado influenciaram hit "Lanterna dos Afogados"
Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de setembro de 2022
Paralamas Do Sucesso - + Novidades
A música "Lanterna dos Afogados" é uma das mais icônicas dos Paralamas do Sucesso e já ganhou até versões internacionais com o Moonspell e Tarja Turunen. Em vídeo no seu canal no YouTube, Júlio Ettore explicou algumas curiosas influências por trás desse hit.
O livro de Jorge Amado
"Essa letra é inspirada no livro do escritor baiano Jorge Amado chamado ‘Jubiabá’, lançado em 1935. Fala sobre o dia a dia de pessoas humildes em Salvador do ponto de vista de um menino que fugiu de casa e depois passou a frequentar um bar chamado Lanterna dos Afogados. Ficava no porto do cais de Salvador. Daí o Herbert tirou a ideia. É só o nome do bar mesmo, não eram mulheres que ficavam com as lanternas esperando os pescadores, como alguns pensam. Era um local cheio de vida. Esse bar representa o sofrimento e a solidão dos reprimidos e angustiados da sociedade. Por isso, o Herbert constrói a letra a partir do ponto de vista de alguém que está nessa situação, mas oferece um ombro amigo. Ele falou que é uma constatação do silêncio da pessoa solitária".
Escreveu em 10 minutos
"Para compor essa música, ele precisou de 10 minutos enquanto ia de moto a um restaurante com a namorada em Ipanema. Do nada, veio a melodia e a letra. Ele pediu papel e caneta para o garçom e anotou".
Inspiração e "farofa" dos anos 1980
O João Barone já citou influências por trás dessa música. A ideia seria uma balada ‘meio farofa’, com a cara dos anos 1980. Com clichês facilmente reconhecíveis. Algo tipo Jeff Beck ou Whitesnake. Só que mais sofisticada um pouco".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
Nem Robert Plant se atreve: a música que ele diz não conseguir cantar de jeito nenhum
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
O melhor disco de heavy metal lançado em 1988, de acordo com o Loudwire
Quem é maior no Brasil: Kiss ou AC/DC? Regis Tadeu responde e explica por quê
Regis Tadeu não foi ao AC/DC e não se arrepende nem um pouco, saiba o motivo
Pink Floyd é homenageado em nova espécie de peixe raro descoberta por pesquisadores brasileiros
O melhor disco de death metal de cada ano, de 1985 até 2025, segundo o Loudwire
Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
A melhor música do primeiro disco do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A música do AC/DC que causa arrependimento em Angus Young
Veja vídeo inédito de alta qualidade do Angra com Andre Matos ao vivo em 1999 na França
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 1970, segundo o Loudwire
"Eu tenho a força!" Brian May (Queen) trabalhou na trilha de novo filme do He-Man


Todas as tretas de Renato Russo com diversas bandas do rock nacional explicadas
A única banda de rock nacional que derrota os Paralamas para Pedro Bial
Os únicos 4 álbuns de rock nacional que apareceram no Top 10 brasileiro entre 1980 e 1989
O hit em que Paralamas do Sucesso deixou para trás som juvenil e fez música para adulto
A gafe de Gilberto Gil que criou a rivalidade entre Titãs e Paralamas do Sucesso


