A música do Black Sabbath em que Ozzy se despede de seu pai
Por André Garcia
Postado em 26 de outubro de 2022
Já em seu álbum de estreia, de 1970, o Black Sabbath mudou o mundo da música com seu som pesado e arrastado, marco zero do heavy metal. Ao longo da primeira metade da década, foi uma obra-prima atrás da outra, mas em 78 a coisa já tinha mudado: a relação entre os integrantes já havia se desgastado, o abuso químico já havia saído do controle, e fazer parte da banda já não tinha mais graça.
Black Sabbath - Mais Novidades
"Never Say Die!" (1978) foi um álbum particularmente difícil para a banda, marcado por uma breve saída de Ozzy no início da produção. Em seu lugar entrou o ex-Fleetwood Mac Dave Walker. Ao retornar, o vocalista original se recusou a cantar as músicas feitas com o substituto, o que resultou em trabalho confuso e disperso que não agradou aos fãs, à crítica, e nem mesmo à banda.
Conforme publicado pela Rock and Roll Garage, em entrevista dada na época do lançamento do álbum, Ozzy falou sobre como a perda de seu pai e o excesso de trabalho influenciaram sua decisão de sair:
"O maior motivo da minha saída foi que meu pai morreu", contou ele ao Record Mirror. "Ele tinha 64 anos e estava com câncer. Tem uma música no disco novo, 'Junior's Eyes', que é uma canção de despedida a meu pai — sobre meu luto. Éramos próximos como irmãos. Ele morreu no sexto aniversário da minha filha, no mesmo hospital onde ela nasceu. Só agora eu consigo falar sobre isso com alguém. Eu fiz vergonha no funeral, foi horrível. Eu pensei que ele só estava doente, nem imaginava que estivesse morrendo. Não consegui lidar com aquilo. Estávamos planejando ir para o Canadá."
"Tinha outro motivo também: eu precisava de um tempo. Isso é como um emprego 24 horas por dia. Eu não conseguia dormir, Estava bebendo, tomando remédio pra caramba… Então eu estava para acabar como mais um suicida do rock n roll. Era estimulantes, calmantes… dando voltas e mais voltas. Eu tive dois colapsos nervosos nos últimos 10 anos."
Jack Osbourne, o pai de Ozzy, já tinha feito parte da história do Black Sabbath antes. Geezer Butler, para a Metal Hammer em 2012, contou que, no começo dos anos 70, uma misteriosa bruxa alertou a banda que ela havia sido amaldiçoada por uma seita satânica. Preocupado, Jack, que trabalhava em uma metalúrgica, fez para proteger o filho e seus colegas os crucifixos que eles usaram por toda a década.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
"Não soa como Megadeth", diz David Ellefson sobre novo álbum de sua antiga banda
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
O disco dos anos 1980 que foi muito influente para Metallica e Megadeth, segundo Dave Mustaine
O exato momento em que Mike Portnoy soube que voltaria ao Dream Theater
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
O dia que Kiko Loureiro respondeu a quem o acusou de tocar errado clássico do Megadeth
O álbum do U2 que para Bono não tem nenhuma música fraca, mas também é difícil de ouvir
Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos

26 mortes de figuras ligadas ao rock/metal ocorridas em janeiro de 2026
Birmingham, Ozzy Osbourne e o heavy metal que a cidade ainda reluta em assumir
Tony Martin lamenta morte de artista que fez capa de álbum do Black Sabbath
Os impressionantes detalhes de todas as doenças e internações na reta final de Ozzy
A frase surpreendente de Lars Ulrich ao vocalista do Lamb of God no último show do Sabbath
Zakk Wylde pensou em levar "Back to the Beginning" para outros lugares, inclusive o Brasil
O último mal-estar de Ozzy Osbourne junto ao Black Sabbath
A música do Black Sabbath que Ozzy Osbourne preferia que nunca tivesse sido gravada
O guitarrista que Brian May diz ter inventado "um gênero inteiro" a partir do zero
A canção do Black Sabbath que deixou marcas profundas em Brian Johnson, do AC/DC
Slash: surpreendendo ao apontar qual o riff mais pesado de todos os tempos


