Dave Mustaine relembra dificuldades do Megadeth nos anos 90
Por André Garcia
Postado em 17 de outubro de 2022
Um dos fatos que marcaram o começo dos anos 80 foi a consolidação do heavy metal. Na Inglaterra, influenciado por Black Sabbath, Led Zeppelin e Deep Purple, o Judas Priest encabeçava a new wave of british heavy metal e abria caminho para bandas como Iron Maiden. Já nos Estados Unidos surgia a cena thrash metal, com bandas como Metallica, Megadeth, Slayer e Anthrax.
Megadeth - Mais Novidades
A partir de 1986, quando Metallica fez uma turnê pelos Estados Unidos abrindo show para Ozzy Osbourne, a cena partiu do underground para mainstream. Dessa forma, quando entraram nos anos 90 todas as bandas do chamado Big Four do thrash já tinham conquistado o sucesso comercial.
No entanto, em agosto de 1991 o Pearl Jam lançou "Ten", em setembro o Nirvana lançou "Nevermind" e em outubro o Soundgarden lançou "Badmotorfinger"— e o mundo nunca mais foi o mesmo. Quase que da noite para o dia a indústria mudou da água para o vinho com o sísmico impacto causado pelo grunge, o que provocou a extinção das bandas de hair metal.
Conforme publicado pela Rock and Roll Garage, em entrevista para a WSOU 89.5 FM Dave Mustaine, fundador e líder do Megadeth, falou sobre as dificuldades que a banda passou nos anos 90 para tentar se adequar à nova realidade musical.
"Eu queria gravar um disco que me satisfizesse. Sabe, em 1992, Nirvana, Def Leppard, Pearl Jam e Soundgarden estavam todos nas rádios dos Estados Unidos. As rádios americanas mudaram. Você tinha que ou ser uma banda alternativa, ou teria que ser um lance glam. É só lembrar de Warrant, Poison, Def Leppard… essas bandas todas. Meu Deus, tinha milhões delas!"
"Aquelas bandas glam todas, e todas aquelas bandas alternativas… Para onde foram as bandas de metal que tocavam nas rádios? Elas foram meio que varridas para baixo do tapete, apenas os mais fortes sobreviveram. Nós passamos por um momento difícil, admito, estávamos tentando fazer o que nos mandavam… e o tiro saiu pela culatra. Houve várias situações em que tomamos decisões que nos eram apresentadas, tipo, 'Vocês têm que fazer isso', ou 'É assim que as coisas são'", concluiu.
Após atingir o que provavelmente foi seu auge com "Countdown to Extinction" (1992), o Megadeth viu sua popularidade ir minguando com "Youthanasia" (1994), "Cryptic Writings" (1997) e "Risk" 1999 — esse último, na época detonado pelos fãs e críticos por flertar com elementos de música eletrônica.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que David Gilmour usou para fazer o Pink Floyd levantar voo novamente
Dick Parry, saxofonista que fez história com o Pink Floyd, morre aos 83 anos
O lendário guitarrista que Steve Vai considera "um mestre absoluto"
O músico que tocava demais e por isso foi cortado de álbum de Roger Waters
Copa do Mundo do Rock: uma banda de cada país classificado, dos EUA ao Uzbequistão
Membros do Iron Maiden não deram depoimentos a documentário de Paul Di'Anno
A música pela qual Brian May gostaria que o Queen fosse lembrado
Pearl Jam já tem novo baterista, revela Dave Krusen
As 10 piores músicas do Slipknot, de acordo com a Louder Sound
O dia em que Lady Gaga foi a show do Iron Maiden "quase sem roupa"
Os 5 álbuns favoritos de Dave Mustaine de todos os tempos, segundo o próprio
FBI está preocupado com segurança de Bruce Springsteen em atual turnê
O hit "proibido para os dias de hoje" que dominou os anos 80 e voltou sem fazer alarde
Como era o baixista Cliff Burton, de acordo com as palavras de Scott Ian
Você sabe tudo sobre Iron Maiden? Responda esse desafio de 30 perguntas e descubra
Para ex-guitarrista do Megadeth, álbum com Kiko Loureiro representa essência da banda
A pergunta do Ibagenscast a Dave Mustaine que fez André Barcinski parabenizar o podcast
Qual país venceria uma hipotética Copa do Mundo do metal?
O disco clássico do AC/DC que fisgou David Ellefson pela capa
Será que é tão difícil assim respeitar o gosto musical alheio?
Megadeth, Pepeu Gomes e a mania do internauta achar que sabe de tudo
Dirk Verbeuren aprendeu 9 músicas em um dia para quebrar o galho do At the Gates
A lenda do thrash que se veste mal, segundo Regis Tadeu: "Pior gosto do show business"
5 discos lançados em 1992 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida


