Brian May relembra como foi o dia em que conheceu Rory Gallagher
Por André Garcia
Postado em 14 de novembro de 2022
Assim como o Queen é amplamente considerado uma das maiores bandas do rock britânico, seu guitarrista Brian May é considerado um dos maiores de todos. Com seu timbre inconfundível, seu fraseado lírico e seu estilo sinfônico, explorando camadas entrelaçadas de guitarra, e ainda criou algumas das mais marcantes canções do século, como "We Will Rock You".
Queen - Mais Novidades
Como nenhum homem é uma ilha, até mesmo o mais influente dos artistas é influenciado por outros artistas. Com Brian May não poderia ser diferente, e um dos nomes que ele exalta como grande influência é o guitar hero irlandês Rory Gallagher — que conheceu pessoalmente, quando ele tocava com o Taste no Marquee Club, em Londres.
Em vídeo disponível no YouTube, May relembrou como foi o dia em que ele conheceu Rory.
"O Marquee era um lugar lendário naquela época, era lá que todo mundo tocava, e eu ia sempre que podia com meus amigos. Cada noite tinha uma coisa. Costumava ter The Nice toda semana, e Rory Gallagher também foi músico residente lá. Eu ia assistir Rory toda semana e ficava de boca aberta com a forma como aquele cara tocava, com a pessoa que ele era, o jeito como ele interagia com o público... Ele conseguia fisgar a plateia só batendo o pé no chão, estalando os dedos ou qualquer coisa que fizesse — era como um mago, um entertainer."
"O engraçado é que ele não se via como um entertainer, era um cara tão purista. Ele se via como um músico, jamais fazia concessões para ser um superstar, mas a gente ia toda semana assistir o Taste. Eles eram magníficos, eram incríveis!"
Ao ser questionado sobre o que Rory fazia como um músico performático que os outros não fizesse, May respondeu:
"Rory era [uma força] elemental, e as pessoas sentiam isso. Sem pretensão, sem espetáculo (o que acaba escondendo a pessoa de verdade). Ele simplesmente ia lá, tocava, falava... e você sentia como se tivesse tido um momento a dois com ele. Era assim que eu via. E ele tocando era incrível! Era um dos únicos na época que parecia que conseguia fazer qualquer coisa com a guitarra."
"Parecia algo mágico — [eu olhava para] aquela Stratocaster surrada [e pensava]: 'Como esse som sai daquilo? Como ele faz isso?' A gente era moleque, a gente se escondia no Marquee, depois ficava andando como se fôssemos de lá, 'Oh, olha senhor Gallagher! Podemos falar com você?' Ele era incrivelmente paciente e carregava seu próprio equipamento (era esse tipo de homem), estava guardando seu equipamento e falou com a gente de boa. Não ficou, tipo: 'Cai fora daqui! O que esses moleques estão fazendo aqui?'"
Rory Gallagher
Reverenciado por nomes como Gary Moore e The Edge como o maior guitar hero irlandês, Rory Gallagher nasceu em 1948. Após iniciar sua carreira musical em 1963, formou o power trio Taste em 66, com o qual conquistou notoriedade. Em 1968, a banda abriu para o Cream em seu show de despedida, e em 1970 tocou no lendário Isle of Wight Festival.
Após a separação da banda, como o artista solo ele seguiu em ascenção, chegando em meados dos anos 70 a ser cotado para substituir Mick Taylor nos Rolling Stones. A partir dos anos 80, por outro lado, sua carreira entrou em declínio com as mudanças da indústria fonográfica e o blues sendo considerado antiquado.
Em 1995, passou por um transplante de fígado, no ano seguinte morrendo aos 47, por complicações do processo cirúrgico. Reverenciado por músicos como Eric Clapton e Brian May, atingiu o status de cult com o passar do tempo. Embora não tenha recebido em vida o merecido reconhecimento, hoje já vendeu mais de 30 milhões de álbuns pelo mundo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
O guitarrista que Angus Young acha superestimado; "nunca entendi a babação"
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A melhor fase da história do Megadeth de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
O beijo em cantora que fez Ney Matogrosso perceber que lado hétero não está adormecido
Rob Halford não sabe como Judas Priest sobreviveu às gravações de "Screaming for Vengeance"
Gary Holt compara James Hetfield e Dave Mustaine e diz que toque de Dave é "diferente"
O guitarrista que Brian May diz ter inventado "um gênero inteiro" a partir do zero
Nicholas Barker luta contra falência renal e aguarda transplante este ano
Embalado pelo seu derradeiro disco, Megadeth lança linha de cervejas personalizadas
Suposta filha secreta de Freddie Mercury morre aos 48 anos, diz família


Max Cavalera só curtia futebol até ver essa banda: "Virei roqueiro na hora"
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
Visita do Papa alterou planos de turnê do Queen em 1982
Quando Kiss e Queen decepcionaram, mas o AC/DC salvou a lavoura
O solo de guitarra "colossal" que Brian May disse estar fora da sua alçada; "Nem em mil anos"
A opinião de Paul Rodgers sobre Adam Lambert como vocalista do Queen


