Ramones tirou de um filme antigo o grito "Gabba Gabba Hey!"
Por André Garcia
Postado em 07 de novembro de 2022
Uma das coisas pelas quais o Ramones é mais reconhecido é o grito "Gabba Gabba Hey!". Considerada uma de suas marcas registradas, está presente na faixa "Pinhead", de seu segundo álbum, "Leave Home" (1977). Com uma letra que literalmente não tem meia dúzia de versos, se destaca pela catártica repetição do grito em coro no final.
Ramones - Mais Novidades
Conforme publicado pela Far Out Magazine, a banda tirou isso de um filme antigo norte-americano, que inspirou também o título da faixa. Freaks [no Brasil traduzido como Monstros] foi dirigido por Tod Browning em 1932, e conta a história de um "circo ddos horrores", atração itinerante politicamente incorreta das primeiras décadas do século 20. O filme, considerado de mau gosto, chegou a ser proibido por muito tempo.
A cena em questão é a icônica do jantar onde fazem um brinde cantando "We accept you one of us / Gooba gabba gooba gabba". A banda transformou aquilo em uma versão power pop novaiorquina usando sons parecidos com os esquisitos "gooba gabba". Assim surgiu o verso "Gabba gabba we accept you / We accept you one of us" e o coro "Gabba Gabba Hey", muitas vezes ostentado em uma placa pelo vocalista Joey nos shows.
A influência do filme para os Ramones era tamanha que em diversos de seus shows tinha a participação de alguém fantasiado do personagem feito pelo próprio Pin Head. Esse personagem apareceu também em clipes da banda, como "Rock N' Roll High School" e "I Wanna Be Sedated" — esse último claramente inspirado pelo clima do filme.
"Pinhead" é composição de toda a banda e fecha lado a de "Leave Home". O álbum foi lançado em 1977, no auge do movimento punk, mas, como as músicas não foram consideradas adequadas para as rádios, nas paradas da Billboard não passou da colocação 148. Comprovando como o quarteto era mais popular na Inglaterra, por lá o disco já estreou em #45.
De acordo com o site setlist.fm, "Pinhead" foi a terceira música mais tocada ao vivo pelos Ramones, com 795 execuções — atrás apenas de "Blitzkrieg Bop" e "Teenage Lobotomy".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
A banda que guitarrista do Korn não curtia; "Qualquer um podia tocar o que eles tocavam"
Ouça e leia a letra de "Ozzy's Song", homenagem de Zakk Wylde a Ozzy Osbourne
Green Day emplaca sua quinta música no "Clube do Bilhão" do Spotify
O beijo em cantora que fez Ney Matogrosso perceber que lado hétero não está adormecido
Rock and Roll Hall of Fame inclui Blaze Bayley entre os indicados pelo Iron Maiden
Manowar se manifesta após anúncio da morte de Ross the Boss
Ritchie Blackmore explica por que saiu do Deep Purple: "Eram só interesses financeiros"
Guitarrista e produtor mantém esperança de que álbum do King Diamond sairá em breve
O dia que Bruno Sutter abordou Gastão doidão: "Não fumem maconha!"
O dia em que Phil Campbell invadiu show do Testament montado em um cavalo
Novo disco do Lamb of God é eleito o quarto melhor da banda em lista da Metal Hammer
O compositor com "duas das melhores músicas do mundo", segundo Bob Dylan
A única banda do rock nacional anos 1980 que tem fãs jovens, segundo Regis Tadeu
O único compositor brasileiro na história que foi gravado por Elvis Presley
Os lendários músicos com quem Jimi Hendrix ficou com medo de tocar, segundo Quincy Jones


Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
A viagem do Ramones que mudou a história da música para sempre; "A gente não sabe tocar"
O maior disco da história do punk, segundo a Rolling Stone
A banda que Joey Ramone disse que mais o inspirava; "Uma experiência de corpo e mente"
Rock e Metal: todo artista tem uma fase vergonhosa



