Stevie Ray Vaughan já tocou com Jimi Hendrix em um sonho
Por André Garcia
Postado em 05 de novembro de 2022
Todo fã de blues que se preze ao menos uma vez já sonhou com Stevie Ray Vaughan e Jimi Hendrix dividindo o palco. Por mais que o segundo tenha morrido anos antes do primeiro iniciar sua carreira, a música de um tinha tanta afinidade com a do outro que não dá para evitar imaginar como seria se elas se entrelaçassem.
Stevie Ray Vaughan - Mais Novidades
Conforme publicado pela Rock and Roll Garage, em um episódio digno da graphic novel Sandman, o encontro entre Vaughan e Hendrix aconteceu, mas apenas em um sonho do texano.
"Teve um onde ele me esperava", contou certa vez em entrevista, "durante todo o sonho estávamos sentados a essa distância [gesticula que estavam próximos]. Eu toquei para ele uma parada que eu queria mostrar para ele, ele tocou para mim uma parada que queria me mostrar, e nós tentamos tocar uma vez [juntos]. Assim que acordei, corri para a guitarra, mas não rolou, saiu nada."
A afinidade musical entre eles dois era tão grande que, mesmo contra sua vontade, Vaughan recebeu a alcunha de seu sucessor de Hendrix. Em entrevista para Billy Pinnel, ele foi perguntado se aquelas comparações o incomodavam, e a resposta foi que "Sim, porque as pessoas não percebem que Jimi Hendrix só tem um — eu faço o que posso. Eu fico muito, muito contente de ouvir ele e ser influenciado por sua música, mas Jimi Hendrix só tem um. Assim como só tem um Bo Diddley, só um Muddy Waters, só um Howlin' Wolf…"
Stevie Ray Vaughan
Após o blues atingir a seu auge de popularidade durante os anos 60, na década de 80 ele foi considerado fora de moda. Até mesmo Eric Clapton havia o abandonado para explorar outras sonoridades. Dessa forma, coube a Steve Ray Vaughan contribuir para manter o gênero vivo e o introduzir a toda uma nova geração.
Nascido em 1954, em Dallas, começou a tocar guitarra aos sete anos, inspirado pelo irmão mais velho Jimmie. Em 1972, ele abandonou a escola para começar a tocar pelos bares locais, e em 1978 formou a banda Double Trouble. Na década de 80, ficou famoso após se apresentar no Montreux Jazz Festival em 1982, no ano seguinte gravando o solo do mega hit "Let's Dance", de David Bowie.
O guitarrista morreu em um acidente de helicóptero no dia 27 de agosto de 1990, tendo lançado apenas cinco álbuns de estúdio. Conhecido por usar truques popularizados por Hendrix, como tocar com os dentes e com a guitarra nas costas, ele chegou a o regravar com "Voodoo Child (Slight Return)" e "Little Wing/Third Stone from the Sun".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



AC/DC confirma show único no Brasil em São Paulo para fevereiro
Show do AC/DC em São Paulo será realizado no MorumBIS; Pretty Reckless fará a abertura
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
Como era sugestão de Steve Harris para arte de "Powerslave" e por que foi rejeitada?
As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
Ramones e a complexidade técnica por trás da sua estética
Guns N' Roses é anunciado como headliner do Monsters of Rock 2026
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta
O artista que Neil Peart se orgulhava de ter inspirado
Greyson Nekrutman mostra seu talento em medley de "Chaos A.D.", clássico do Sepultura

A opinião de Ritchie Blackmore sobre Hendrix e Stevie Ray Vaughan; "não fez nada de incrível"
Em 27/08/1990: Stevie Ray Vaughan morre em um acidente de helicóptero


