System of a Down: Rick Rubin conta como surgiu o ápice do hit "Chop Suey!"
Por André Garcia
Postado em 03 de novembro de 2022
Em 2001, primeiro ano do século XXI, o nu metal ainda tinha um ar de frescor. E, naquele ano, o System of a Down tomou o mundo do rock de assalto com o estrondoso sucesso de seu segundo álbum, "Toxicity", produzido pelo lendário Rick Rubin, e alavancado pelo hit instantâneo "Chop Suey!"
Formado nos Estados Unidos nos anos 90 por integrantes naturais do oriente-médio, o SOAD juntou letras de protesto com elementos de música árabe — combinação que se mostrou irresistível em 2001, após os atentados ao World Trade Center.
Em recente entrevista para o podcast de Joe Rogan, Rick Rubin relembrou como foi feita parte mais catártica da música.
System Of a Down - Mais Novidades
"Segundo minha experiência, quando você está aberto e em busca de dicas do universo... há coisas que acontecem o tempo todo, e coisas que acontecem no momento em que você precisa daquilo."
"Tem a história de uma música do System of a Down chamada... eu acho que foi "Chop Suey". Conhece essa música? Tem uma parte que é uma longa ponte, onde Serge, o letrista e vocalista, não tinha letra para aquela parte da música."
"A gente estava na biblioteca da minha velha casa, ele disse que não tinha letra para aquilo, estávamos encerrando e ele não tinha ideias... Eu disse 'Pega um livro da parede', e ele pegou um aleatório. Eu disse 'Abre qualquer página, e me diz a primeira frase que você ver'. Ele abriu e a primeira coisa que viu é o que está na música. É o ponto alto da música, é incrível! Foi como mágica. Eu fico arrepiado", concluiu.
Em livre tradução, o trecho em questão diz o seguinte:
"Pai, em tuas mãos eu entrego meu espírito
Pai, em tuas mãosPor que tu me abandonastes?
Em seus olhos, me abandonastes
Em seus pensamentos, me abandonastes
Em seu coração, me abandonastes"
"Chop Suey!" foi lançada como single em agosto de 2001, e rendeu à banda sua primeira indicação ao Grammy no ano seguinte, em melhor performance de metal. Seu clipe, gravado em um estacionamento e dirigido por Marcos Siega, emplacou na MTV, onde foi exibido à exaustão — e recentemente rompeu a barreira de 1 bilhão de visualizações no YouTube:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps