A música dos Titãs durante ditadura que nunca foi gravada por recomendação da gravadora
Por Gustavo Maiato
Postado em 27 de dezembro de 2022
O álbum "Cabeça Dinossauro" foi lançado pelos Titãs em 1986 e ainda sofreu resquícios de censura da época da Ditadura. Prova disso é que a gravadora da banda recomendou que o grupo desistisse de incluir uma música no tracklist devido sua pesada mensagem.
Em entrevista ao jornalista musical Gustavo Maiato, os biógrafos Hérica Marmo e Luiz André Alzer, autores do livro "A vida até parece uma festa: A história completa dos Titãs", comentaram sobre o assunto.
"A ditadura influenciou diretamente na prisão do Arnaldo Antunes. Em período de democracia, ele jamais teria sido condenado e preso. Talvez autuado. Ele ficou quase um mês em cana acusado de traficante. Absolutamente fora da curva. Esse é o maior exemplo de como a ditadura interferiu na trajetória dos Titãs. Isso ajudou no ‘Cabeça Dinossauro’, que foi motivado por essa prisão.
Agora, lembro de uma música chamada ‘Charles Chacal’ que não entrou no disco por conta da ditadura. Ela nunca foi efetivamente gravada. Falava sobre um assassino sanguinário. Depois, acabou que a banda não quis botar. A gravadora recomendou que não entrasse porque era pesada e falava de assassino. O repertório do primeiro disco é bem plural e tem até música brega!", disse Alzer.
Confira o hit "Charles Chacal" ao vivo aqui:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps