Eddie Van Halen em 1978: "Eu nunca na vida tive um violão"
Por André Garcia
Postado em 19 de dezembro de 2022
Eddie Van Halen está no rol de guitarristas comumente considerados deuses do instrumento. Esbanjando personalidade e técnicas excêntricas, criou um estilo único que se tornou uma das maiores influências dos guitarristas oitentistas.
Van Halen - Mais Novidades
Já em seu álbum de estreia, o Van Halen chamou atenção por sua guitarra envenenada, mas não continha uma única faixa acústica. Em entrevista de 1978 para a Classic Rock, Eddie confessou que nem violão ele tinha na época.
Classic Rock: Você toca alguma coisa no violão?
EVH: Nunca na minha vida eu tive um violão. Eu simplesmente nunca tive um. Até já compus músicas na guitarra que soariam muito bem no violão, mas nunca tive um. Acho que vou comprar um qualquer dia desses. [O problema é que] não sei nada sobre instrumentos acústicos. Eu sei do que eu gosto em guitarra, mas de violão eu estou por fora. Eu não sei o que é bom. Nem imagino.
Pelo visto, Eddie realmente comprou um violão. Afinal de contas, "Van Halen II" possui a faixa "Spanish Fly", instrumental aos moldes de "Eruption", só que acústica.
Em entrevista de 2009, conforme publicado pela Far Out Magazine, Eddie colocou "Spanish Fly" entre suas músicas preferidas do Van Halen:
"Eu acho que 'Eruption' é uma [de minhas favoritas]. 'Spanish Fly', porque é a mesma coisa, só que soa estilo [Andrés] Segovia, num violão flamenco. Eu queria que alguém pegasse aquela técnica e fizesse algo com ela [risos]. Eu não fazia a menor ideia de que as pessoas iriam pirar com ela da forma como foi."
Van Halen
Uma das maiores bandas de rock americanas de todos os tempos, o Van Halen foi formado pelos irmãos Eddie e Alex, respectivamente guitarrista e baterista. Completavam a formação original o baixista Michael Anthony e o carismático, performático e acrobático frontman Dave Lee Roth.
Seu álbum de estreia, autointitulado, lançado em 1978, foi revolucionário. Além de conquistar público e crítica, vendeu milhões de cópias. Além do vocal possante de Roth e sua capacidade de interpretação, tinha a revolucionária guitarra de Eddie. Abusando de técnicas até então pouco difundidas no rock, ele surpreendeu com sua sonoridade única e sem precedentes.
Com os lançamentos seguintes, se consolidou na primeira prateleira do rock e lotou estádios por onde passava. Seu auge foi "1984"(1984), embalado pelo estrondoso hit "Jump". Quando parecia que nada poderia os parar, seus fãs foram pegos de surpresa com a saída do vocalista em 1985.
Seu substituto foi Sammy Hagar, que teve grande impacto em sua sonoridade, mais madura e melódica do que a festiva e bombástica fase Dave Lee Roth. Nem todos os fãs curtiram essa nova proposta, mas ela introduziu a banda a um novo público e a manteve entre as maiores do mundo.
Em 1996, tensões internas levaram à turbulenta saída de Sammy. Com Gary Cherone em seu lugar, a banda flopou pela primeira vez com "Van Halen III" (1998) — renegado pelos fãs e detonado pela crítica.
Dali em diante, a banda passou por longos períodos de inatividade. Em 2004, fez uma catastrófica reunião com Sammy Hagar, que rendeu apenas uma turnê, sem produzir um novo trabalho.
Com a volta de Dave Lee Roth e a entrada de Wolfgang (filho de Eddie) no baixo, fechou sua discografia com "Another Kind of Truth" (2012). Os fãs permaneceram esperançosos por um retorno até a morte de Eddie Van Halen, em 2020.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
A faixa do Iron Maiden que ficou com 5 minutos a mais do que eles imaginaram
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
O baterista que Phil Collins disse que "não soava como nenhum outro", e poucos citam hoje
A música do Machine Head inspirada em fala racista de Phil Anselmo
Os "pais do rock" segundo Chuck Berry - e onde ele entra na história
A banda mais insana ao vivo para Jack Black, pois os caras alopravam no palco
Mark Morton, do Lamb of God, celebra sobriedade e explica por que ainda aborda o assunto
O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt

Van Halen serviu de exemplo para reunião do Helloween, revela Andi Deris
O dia que Jerry Cantrell recuperou presentaço que ganhou das mãos de Eddie Van Halen
Para Wolfgang Van Halen parte do público não consegue ouvi-lo sem pensar no seu pai
A banda que Roger Waters e Eddie Van Halen colocaram no topo quando falam de rock
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Guitar World: os 100 melhores guitarristas de hard rock
David Gilmour responde se consegue tocar solos de Eddie Van Halen


