A explicação de Frank Zappa para sua abordagem como guitarrista solo
Por André Garcia
Postado em 12 de dezembro de 2022
Um dos artistas mais distintos de todos os tempos, Frank Zappa foi muitas coisas: guitarrista, vocalista, compositor, produtor… Em resumo, ele foi uma mistura para lá de excêntrica de rockstar, maestro, cientista louco e crítico de arte.
Frank Zappa - Mais Novidades
Não foram poucas as ocasiões em que Zappa atacou de guitarrista solo, geralmente empunhando sua tradicional Gibson SG vermelha com escudo preto e alavanca cromada — por ele batizada Roxy. Em trecho de entrevista disponível no Instagram, foi perguntado se ele se considerava um grande guitarrista solo. Em resposta, ele refletiu sobre o que é ser um guitarrista solo:
"Bem... eu sou especializado. O que eu faço na guitarra tem pouco a ver com o que as outras pessoas fazem na guitarra. Geralmente, os guitarristas solo que você ouve tocando no palco já ensaiaram exaustivamente. Eles vão lá e tocam a mesma coisa toda noite, e acertam na mosca. É impecável."
"Minha teoria é a seguinte: eu tenho uma noção básica de como operar o instrumento e eu tenho imaginação. Na música, quando chega a hora do solo sou eu contra as leis da natureza: não sei o que vou tocar, não sei o que vou fazer, só sei mais ou menos quanto tempo tenho. É um jogo onde recebo um pedaço de tempo e tenho que decorá-lo."
"Dependendo de quão intuitiva seja a seção rítmica te dando suporte, você pode fazer coisas literalmente impossíveis de serem pensadas sentado aqui. Mas você vê pessoas fazendo isso diante de seus olhos, nessa situação."
Frank Zappa
Nascido nos Estados Unidos em 1940, Frank Zappa iniciou sua louca e excêntrica carreira musical em 1963, em aparição na televisão tendo como instrumento uma bicicleta.
Em 1964, ele formou e liderou The Mothers of Invention, fazendo sucesso com álbuns clássicos como "Freak Out!" (1966) e "We Are Only In It For the Money" (1968) — cuja capa ousava parodiar o "Sgt. Pepper's...", dos Beatles. Após a separação da banda, se lançou como artista solo com "Hot Rats" (1969)
Ao longo da década de 70, Zappa se tornou alucinadamente prolífico, gravando tantos álbuns que não havia gravadora que desse conta de lançar: quando um disco começava a ser promovido, ele já entregava outro! A solução foi ele abrir sua própria gravadora, algo corriqueiro hoje em dia, mas raro e ousado na época.
Na virada dos anos 70 para a década seguinte, ele teve em sua banda Steve Vai. Com apenas 20 anos, o guitar hero teve ali a primeira grande oportunidade de sua carreira.
Frank Zappa seguiu ativo e aclamado ao longo dos anos 80, até onde sua saúde permitiu. Em 1988, fez sua última turnê, e em 1990 foi diagnosticado com câncer de próstata, que o vitimou em 1993.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Em outubro, Iron Maiden inaugura em São Paulo a "Eddie's Emporium Experience Store"
Regis Tadeu derruba consenso de décadas sobre "Roots" do Sepultura
As 7 maravilhas do mundo do heavy metal e como conhecê-las
Os cinco maiores discos progressivos dos anos sessenta, segundo site britânico
O lendário vocalista que teve o dedão amputado por um anão de jardim no quintal
O corpo esquartejado encontrado no estúdio que acabou em música do Guns N' Roses
Veja show do Capitão Kirk cantando "Ace of Spades", "Crazy Train", "Enter Sandman" e outras
Para conceituado escritor, Metallica está sofrendo de "síndrome de Iron Maiden"
Malcolm Young era um guitarrista "melhor que Eddie Van Halen", segundo Angus Young
A banda de metal que Jerry Cantrell considera a maior e melhor de todos os tempos
O riff inesquecível que surgiu "do nada" às 3 da manhã para Kirk Hammett
Sepultura, Titãs e Luiz Caldas levam o peso do rock ao Altas Horas deste sábado
Amanda Somerville diagnosticada com tumor cerebral maligno e agressivo
Noel Gallagher, do Oasis, não gosta de músicas feitas em parceria
Vocalista se afasta por tempo indeterminado do Dragonforce, que anuncia substituto

As 3 maiores obras-primas de Frank Zappa na opinião do próprio Frank Zappa
A gravação erótica plantada pela polícia que levou Frank Zappa à prisão
A lenda do rock que Lou Reed odeia: "Pessoa mais sem talento que já ouvi na vida"
As únicas três canções dos Beatles que Frank Zappa curtia; "apenas um bom grupo comercial"
Mike Portnoy: Um santuário na perna para seus artistas favoritos


