A mudança de mindset que fez Scorpions superar conflito estético e ganhar fãs dos EUA
Por Gustavo Maiato
Postado em 01 de dezembro de 2022
Ao analisar a discografia do Scorpions é possível identificar duas vertentes importantes de sonoridade. A primeira focada nas composições do ex-guitarrista Uli Jon Roth – influenciadas por Jimi Hendrix.
Já a segunda, puxada por Klaus Meine e Rudolf Schenker, era voltada ao rock melódico e foi a partir da decisão de apostar mais nessa pegada que o Scorpions ganhou de vez o público americano.
Em entrevista ao livro "Wind of Change – A história do Scorpions", editado pela Estética Torta, o baterista Herman Rarebell comentou como a banda decidiu pela pegada voltada aos EUA principalmente a partir da música "No One Like You".
"Na época em que o Uli Jon Roth estava na banda, existiam basicamente duas direções nela. Você tinha a direção do Uli Roth, muito voltada para o Jimi Hendrix, e também as músicas do Rudolf e do Klaus Meine, um rock bem melódico. Lembre-se de que naqueles dias havia o Foreigner, com 'Cold As Ice', um rock de grande sonoridade. Eu falei que se a gente quisesse ir para a América e nos tornar grandes por lá, teríamos que ir para o lado americano e escrever músicas comerciais para as rádios de sucessos americanos. E nós fizemos isso, com canções como 'No One Like You', em especial para a América. Naqueles dias, ao ver aquelas bandas tocando ao vivo, a gente sabia que era isso que os americanos queriam ouvir, então a ideia era produzir para esse mercado. Esse era o alvo naqueles dias", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps