Folha de S. Paulo: "Jeff Beck foi influente, mas sabotou próprio sucesso comercial"
Por Gustavo Maiato
Postado em 13 de janeiro de 2023
Jeff Beck foi um dos grandes guitarristas de todos os tempos e faleceu no começo de 2023 aos 78 anos de idade. De acordo com o jornalista André Barcinski, da Folha de S. Paulo, o músico de certa forma "sabotou" o próprio sucesso devido decisões que tomou na carreira.
"Com a morte de Jeff Beck, o rock ficou privado não só de um músico excepcional e influente, mas de um de seus personagens mais misteriosos e volúveis, um artista que sempre fugiu da fama quando ela parecia bater à sua porta. Os Yardbirds tiveram um gostinho da fama ao aparecer em 1966, mas Beck largou o grupo abruptamente, em meio à primeira turnê pelos Estados Unidos. Foi a primeira de várias ocasiões em que ele, em vias de estourar, sabotaria o próprio sucesso comercial", diz o texto.
Em seguida, o jornal relembra que ele chegou a montar uma superbanda no final da década de 1960, mas também abandonou o projeto.
"A segunda ocorreria três anos depois, em 1969, depois de lançar dois álbuns estupendos, "Truth", de 1968, e "Beck-Ola", de 1969. O primeiro assinou como artista solo e o segundo com o Jeff Beck Group, uma superbanda que contava com Rod Stewart no vocal, Ron Wood no baixo, Micky Waller na bateria e a participação do tecladista Nicky Hopkins. Beck abandonou o grupo dias antes de tocar no Festival de Woodstock", disse.
Leia a matéria completa da Folha.
Morte de Jeff Beck
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps