O megahit do Judas Priest inspirado em George Orwell que critica tecnologias de segurança
Por Gustavo Maiato
Postado em 03 de janeiro de 2023
O megahit "Electric Eye" foi lançado pelo Judas Priest no álbum "Screaming for Vengeance" e é considerado um dos grandes sucessos dos britânicos.
Em artigo publicado no livro "Heavy Metal e Criminologia", da editora Thoth, Gustavo Queiroz Barreto e Jéssica Helena Borges Fraga explicam como o hit aborda a questão das tecnologias de segurança.
"A música ‘The Hellion/Electric Eye’ é fortemente inspirada no livro ‘1984’ de George Orwell e permite reflexões no âmbito da Criminologia no tocante a temas como vigilância, cultura do medo, privacidade, segurança e liberdade. Até que ponto, em nome de uma suposta segurança, as pessoas estão entregando a liberdade e privacidade?
Quais são os ‘olhos elétricos’ que a música se refere? Ele é usado pelo Estado como aliado ao combate ao crime, trazendo ao debate a falibilidade da inteligência artificial e as injustiças que podem ser cometidas em decorrência dela. Em certos trechos, nota-se que é cristalina a crítica contra a vigilância. A sensação de estar sendo vigiado não deve ser encarada como devaneio. O poder ‘onipresente’ e ‘onisciente’ da tecnologia é real e o Estado e os demais interessados se transformaram em divindades poderosas com irrestrito controle sobre a vida das pessoas. Ao afirmar na composição que a privacidade não existe, a banda traz a reflexão sobre a falsa sensação de liberdade da humanidade", disseram.
Saiba mais sobre o livro aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps