As 37 músicas dos Beatles em que George Martin toca algum instrumento
Por André Garcia
Postado em 28 de fevereiro de 2023
Segundo um artigo publicado pelo New York Times, das 213 músicas que os Beatles lançaram, entre autorais e covers, em 37 o produtor George Martin tocou algum instrumento — o que passa de 15% delas. Não é por acaso que ele é frequentemente considerado mais que um dos maiores responsáveis pelo sucesso do quarteto, é considerado o quinto beatle.
Prova disso é a lista abaixo, que reúne todas essas músicas em que George Martin toca algum instrumento.
Baby It's You - Celesta
Misery - Piano
I Wanna Be Your Man - Hammond
Money (That’s What I Want) - Piano
Not a Second Time - Piano
You Really Got a Hold on Me - Piano
Long Tall Sally - Piano
Matchbox - Piano
Slow Down - Piano
A Hard Day's Night - Piano
Kansas City (Hey, Hey, Hey, Hey) - Piano
No Reply - Piano
Rock and Roll Music - Piano
What You're Doing - Piano
You Like Me Too Much - Piano
In My Life - Piano
The Word - Harmônio
Good Day Sunshine - Piano
Got to Get You Into My Life - Piano
Tomorrow Never Knows - Piano
Yellow Submarine - Backing vocal e efeitos sonoros
Penny Lane - Piano
A Day in the Life - Piano e harmônio
Being for the Benefit of Mr Kite - Harmônio, órgão e mellotron
Fixing a Hole - Cravo
Getting Better - Piano
Lovely Rita - Piano
With a Little Help from My Friends - Hammond
All You Need is Love - Piano
Cry Baby Cry - Harmônio
Good Night - Celesta
Rocky Racoon - Piano
Because - Cravo elétrico
Maxwell's Silver Hammer - Órgão
Sun King/Mean Mr. Mustard - Órgão
Across the Universe (album version) - Hammond
Dig It - Chocalho
George Martin
George Martin foi o responsável pela produção de toda a discografia dos Beatles, com exceção de "Let It Be" (que co-produziu de forma não creditada). Maestro formado, emprestou sua vasta experiência musical e técnica ao quarteto para dar asas à sua imaginação, principalmente em sua fase mais experimental. Cabia ele captar o que a banda almejava, para então decidir que técnicas e equipamentos utilizar para obter aquilo.
Quando se tratava de arranjos orquestrais, coube ao produtor escrever a grande maioria. Entre eles, podemos destacar alguns dos maiores dos clássicos: "Yesterday", "Eleanor Rigby", "Strawberry Fields Forever", "I Am the Walrus" e "Hey Jude".
Era a George Martin que cabia transformar as ideias de Lennon e companhia em partituras, e fazer a ponte entre eles e os músicos clássicos no estúdio de gravação. Dessa colaboração surgiram alguns dos arranjos mais icônicos e emocionantes do século passado.
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