Dio: a motivação e dificuldades da gravação do "Hear 'n Aid"
Por André Garcia
Postado em 06 de fevereiro de 2023
Em meados dos anos 80, Dio já era amplamente considerado um dos maiores expoentes do heavy metal. Após exitosas passagens pelo Rainbow e Black Sabbath, em 1983 ele fez sua estreia triunfal como artista solo com "Holy Diver". Em 1985, ele já lançava seu terceiro disco, "Sacred Heart", embarcando em uma extensa turnê pela América do Norte e Europa.
No final de 1985, aos 43 anos, o frontman conversou por telefone com o jornalista canadense Steve Newton, em entrevista disponível no YouTube. Entre outras coisas, ele falou sobre o "Hear 'n Aid", álbum lançado por ele em 1986 reunindo os maiores nomes do heavy metal em uma versão headbanger do Live Aid.
"'Hear 'n Aid' deve ser lançado, se não em janeiro, no mais tardar começo de fevereiro. Quisemos fazer uma resposta ao Live Aid, 'We Are The World', etc e etc… Quisemos pegar aquilo e, não tornar mais especial, mas encapsular o tipo de música que tocamos. As pessoas envolvidas [com o heavy metal] sempre são acusadas de ser alguma coisa diferente do que são, algo horrível, então pensamos em nos afastar daquilo. Vamos simplesmente nos separar de todo mundo, até porque já seria o que eles fariam com a gente de qualquer jeito."
"O problema foi a logística. Temos um álbum que será lançado desse projeto também. O problema é o tempo: todo mundo está trabalhando. Todo mundo que toca esse tipo de música vive na estrada, então reunir todos e juntar as peças para um lançamento conjunto foi bem difícil. Em janeiro está para sair o single, chamado 'Stars', e o clipe vai ser lançado também. Aí, mais ou menos um mês depois, deve sair o álbum."
"Até agora, ainda não tenho tudo confirmado. Terão ainda faixas inéditas de muita gente boa: Judas Priest vai ceder uma, [Iron] Maiden vai ceder uma, nós vamos fazer uma, acho que o Dokken vai entrar, acho que o Quiet Riot também. Tem muita gente confirmada e vai ter muitos outros que ainda não definimos, mas esses são alguns dos confirmados."
"Hear 'n Aid" foi um álbum destinado à caridade, que contou com 40 artistas do metal. Entre eles, Yngwie Malmsteen e Tommy Aldridge, além de integrantes de bandas como Judas Priest, Iron Maiden, Quiet Riot, Dokken, Mötley Crüe, Twisted Sister, Queensryche e Blue Öyster Cult.
Um verdadeiro time dos sonhos gravou a faixa "Stars", e aqueles que não puderam participar (afinal de contas, não tinha internet na época), contribuíram com gravações ao vivo até então não lançadas. Participaram dessa forma nomes como Kiss, Motörhead, Dio, Accept, Rush, Scorpions... — e até mesmo Jimi Hendrix Experience!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps