Como pessoas tagarelas ajudaram Tony Iommi na criação do heavy metal
Por Mateus Ribeiro
Postado em 29 de abril de 2023
O heavy metal existe há mais de meio século e desde então, alegra a vida de milhões de pessoas espalhadas pelo mundo. E você sabia que pessoas falantes ajudaram na criação do estilo musical que nos brindou com tantos clássicos? Ao menos é o que disse Tony Iommi, guitarrista do Black Sabbath e criador da maioria esmagadora dos riffs de guitarra que eu e você ouvimos durante nossas vidas.
Black Sabbath - Mais Novidades
Tony concedeu entrevista à revista Metal Hammer em 2007. O lendário e influente guitarrista contou como saltou do blues tradicional para a sonoridade pesada que passou a ser chamado de heavy metal a partir do início da década de 1970.
"Bem, para ser honesto, nós ficamos tão cansados com as pessoas falando enquanto estávamos tocando que dissemos: ‘Que se dane, vamos aumentar o volume para que eles não possam tagarelar’ [risos]. A banda foi ficando cada vez mais alta", relembrou Iommi.
Segundo o guitarrista, a sonoridade pesada do Black Sabbath causou impacto imediato.
"Depois que escrevemos ‘Wicked World’ e ‘Black Sabbath’, pensamos: ‘Bem, vamos ter que experimentá-las’. Quando fizemos isso, todos no clube simplesmente congelaram. Tínhamos todas essas pessoas do blues dizendo: ‘O que é isso?’. As reações foram muito fortes, tanto a favor quanto contra. Mas acho que a maioria das pessoas gostou do que estávamos fazendo porque nunca tinha ouvido nada parecido", complementou.
Aparentemente, a mudança sonora deu certo, já que o Black Sabbath permaneceu firme por décadas e lançou alguns dos maiores clássicos do heavy metal, estilo que existe, em partes, graças aos seres humanos que falam demais.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps