Roger Waters explica seu desprezo pelos Sex Pistols: "Era tão forçado"
Por André Garcia
Postado em 27 de abril de 2023
Quando veio ao mundo, em meados dos anos 70, o punk tinha como único ideal ser "contra tudo isso que está aí". Era uma nova cultura que girava em torno da rebeldia, portanto, dependia de reunir jovens deslocados em torno do ódio por um inimigo comum. E os alvos escolhidos foram seus antecessores, a geração baby boomer — representada pela caricatura que se tornou na época a cultura hippie, e os excessos do rock progressivo.
Não foi por acaso que os Sex Pistols fizeram viralizar na Inglaterra em 1977 camisas com o dizer: EU ODEIO PINK FLOYD. Apenas 11 anos separam o nascimento de Syd Barrett e Sid Vicious, mas era como se cada banda tivesse vindo de multiversos diferentes. Puro conflito de gerações, como confirmou Roger Waters em uma sessão de perguntas e respostas à Rolling Stone, em 2002.
"Ah, é só uma questão de geração. Os Sex Pistols estavam apenas tentando fazer barulho... aquilo era tão visivelmente forçado. Sabe, eles eram empresariados por um cara [Malcolm McLaren] que tinha uma loja que vendia roupas idiotas! Aí um deles morreu [Sid Vicious, em 1979], então ficou sendo aquela coisa icônica, que permanece viva. Quando alguém morre, sempre é uma coisa boa — menos para quem morreu, e seus pais; e para [sua namorada] Nancy [Spungen] também… mas para todos os outros, é uma maravilha!"
Atualmente, Roger Waters atravessa um dos momentos mais turbulentos de sua carreira solo. Ele, tão habituado a se envolver em tretas de proporções homéricas, agora está enfrentando o governo da Alemanha. Devido a acusações de anti-semitismo, o baixista vem enfrentando grande resistência à realização de seus shows no país. Ele já declarou que está seguindo adiante com a produção das apresentações marcadas, apesar do banimento.
E tudo isso começou com uma treta com David Gilmour na internet, pela Guerra da Ucrânia! De tédio Roger Waters não morre…
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps