Elvis Ramone: Clem Burke comenta sua passagem relâmpago pelo Ramones
Por André Garcia
Postado em 27 de abril de 2023
Muitos fãs dos Ramones conhecem bem os bateristas Tommy, Marky e Richie, mas você sabia que por 48 horas houve um Elvis Ramone?
Elvis Ramone foi o nome de guerra utilizado por Clem Burke quando fez duas noites seguidas de shows com o Ramones em Nova Iorque, em 1987. Por anos essa história foi tratada por muitos como rumor, mas em vídeo disponível no YouTube o baterista confirmou:
"Eu toquei [com os Ramones], eu era Elvis Ramone. [Tocar com os Ramones] era bastante disfuncional — eu diria que eles eram mais do que pirados. Johnny e Joey Ramone não falavam um com o outro. Joey e eu conversávamos sobre a bolsa de valores, o mercado de imóveis, sabe, coisas assim. Mas eles dois não se falavam, o que era bem... estressante, para dizer o mínimo. Eu estive lá apenas temporariamente. Olhando em retrospecto, eu ainda estou vivo, e eles todos estão mortos. Infelizmente, digo, porque para mim os Ramones são como os Beatles de sua geração, os Beatles do punk rock."
Burke já era velho conhecido na cena novaiorquina como pioneiro do punk e do new wave como membro do Blondie — banda à qual se juntou em 1975, pouco após sua formação. Assim como os Ramones, Talking Heads, Television e Patti Smith, o Blondie surgiu em meados da década tocando no CBGB — o templo sagrado punk. Além disso, ele carrega no currículo ainda trabalhos com nomes do calibre de Pete Townshend, Bob Dylan, e Iggy Pop. Além dos Ramones, claro.
Sua passagem pelos Ramones durou apenas 48 horas: dois shows em Nova Iorque, em 28 e 29 de agosto de 1987. Depois disso, ele só tornou a utilizar a alcunha Elvis Ramone em 8 de outubro de 2004, em evento beneficente de combate ao câncer, quando subiu ao palco com Tommy e C. J. Ramone e o produtor Daniel Rey.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
Iron Maiden fará show em Curitiba na turnê de 50 anos "Run For Your Lives"
Morre Clarence Carter, intérprete de música que virou hit em tradução do Titãs
A música que Regis Tadeu mandaria ao espaço para representar o melhor da humanidade
O álbum do Iron Maiden eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos
A música sobre John Lennon que Paul McCartney ainda acha difícil cantar ao vivo
As 5 músicas pesadas preferidas de Mille Petrozza, frontman do Kreator
As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
Membros do Angra e Korn jogam tênis na casa de Ronaldo Fenômeno: "Quão doido é isso?"
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
O disco do Metallica que transformou Lars Ulrich em inimigo eterno
O álbum do Pink Floyd que Roger Waters achava que só ele poderia conduzir
Evanescence lança vídeo oficial da música "Who Will You Follow"
O clássico do proto-metal que Neil Peart detestava; "Era arrastada e monótona"
O melhor cantor de blues de todos os tempos, segundo Keith Richards

Johnny se recusou a ajudar Joey nos últimos shows do Ramones, diz CJ
O disco de estreia dos Ramones que soava como todo mundo e como ninguém ao mesmo tempo
Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
O disco que custou menos de 7 mil dólares e ficou marcado para sempre na história do Rock
O músico que foi fazer teste para uma das maiores bandas de todos os tempos e acabou na prisão


