Legião Urbana e a desconhecida musa inspiradora de Renato Russo
Por Bruce William
Postado em 10 de abril de 2023
Em um novo vídeo publicado em seu canal do youtube, o jornalista e historiador do rock nacional Júlio Ettore fala sobre Mariane, "a desconhecida musa inspiradora de Renato Russo".
Legião Urbana - Mais Novidades
Mas quem foi ela? A Legião Urbana lançou uma música com este nome, no disco "Uma Outra Estação" de 1997, e que foi, na verdade, gravada em 1986 só com voz e violão, e ganhou overdubs muitos anos mais tarde para ser lançada.

Mariane era uma prima distante de Renato, na verdade sobrinha de uma tia dele. Júlio conta que Renato desenvolveu uma paixão platônica por Mariane e se sentiu "traído" quando ela ficou com Flávio Lemos, o baixista do Capital Inicial; com isto, ele inseriu na letra de "Faroeste Caboclo" os personagens João de Santo Cristo (o próprio Renato), Maria Lúcia (a Mariane) e Jeremias (o Flávio).
No vídeo, Júlio mostra relatos do Flávio, que não entendia o motivo dos ciúmes de Renato, já que desconhecia a relação platônica entre ele e a Mariane. E, para complicar ainda mais a trama, Renato também ficou interessado no Fê Lemos, conforme Júlio também demonstra no vídeo.
Outra música que também traz referências à Mariane é "Ainda é Cedo", do primeiro álbum da Legião Urbana, de 1985. No filme "Somos tão jovens" foi criada uma personagem chamada Aninha, que representa Mariane e todas as paixões que Renato teve ao longo da vida. Neste ponto, Júlio mostra referências e pistas diversas deixadas pelo próprio Renato nos shows ao vivo, que remetem à Mariane.

Júlio conta ainda que a letra de "Acrilic on Canvas", do "Legião Urbana II" de 1986, também é inspirada em Mariane. "Foi a primeira menina que eu me apaixonei, que é sempre a mesma menina das minhas músicas, ela se chamava Mariane, e a música é sobre a casa dela e sobre como a gente... isso eu tinha 17 anos. Aí não deu certo e eu virei gay, ahahah", disse Renato durante entrevista a um programa de rádio, cujo áudio é exibido por Júlio no vídeo.
O vídeo completo de Júlio Ettore, com mais detalhes e informações, pode ser visto no player abaixo.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps