Steve Vai abre o jogo sobre o que o ajudou a superar a depressão
Por André Garcia
Postado em 08 de abril de 2023
Culturalmente, o século passado foi marcado pelo cinema, o rádio e a televisão. Com a era da comunicação em massa a pleno vapor, o entretenimento se tornou uma das maiores indústrias do planeta. Indústria essa onde a saúde mental dos artistas jamais esteve entre as prioridades.
Steve Vai - Mais Novidades
Principalmente no rock, músicos ao serem alçados a celebridades logo perdem a privacidade e sua vida pessoal. Tratados como galinhas dos ovos de ouro, eles passam a ter que levar outra vida, onde precisam aprender a lidar com a adulação, a sedução do dólar aos milhões, as pressões e cobranças da fama, o assédio da mídia... Como se não bastasse, empresários e gravadoras, historicamente falando, não costumam hesitar em explorar e espremer bandas as empurrando ao estúdio e à estrada até a exaustão — até o burnout —, e além.
Dessa forma, têm-se as condições de temperatura e pressão ideais para a ansiedade, a depressão, o vício e, por fim, o suicídio. Billy Corgan mesmo diz que a indústria fonográfica é construída para ferrar com a sua cabeça.
Assim como muitos outros guitar heroes, Steve Vai, que já aos 20 anos começou a tocar com Frank Zappa, teve que aprender a lidar com tudo isso enquanto estava no olho do furacão. Em vídeo disponível no YouTube, ele contou a mudança de perspectiva que o ajudou a superar a depressão.
"O estresse e a depressão não passam de pensamentos na sua cabeça nos quais você está escolhendo focar. Porque você realmente acredita que eles são verdadeiros... Eles simplesmente não são! Eles só existem na sua cabeça. E a ação deliberada de simplesmente mudar sua perspectiva aos poucos não funciona... A questão é que você diz para as pessoas [deprimidas] 'Cai fora disso!', o que não significa nada para os que estão naquela situação. Não dá para cair fora disso! O que você pode fazer é encontrar outros caminhos, outros pensamentos para se ocupar, focar naquilo, e aí sim começar a mudar sua perspectiva. Foi isso o que me ajudou", concluiu.
A depressão é uma doença grave que pode afetar todas as áreas da vida de uma pessoa. Em muitos casos, é difícil lidar com ela sozinho, portanto buscar ajuda profissional pode ser essencial. No Brasil, há diversas formas de obter apoio psicológico gratuito, como através do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Além disso, algumas universidades e instituições religiosas oferecem atendimento psicológico gratuito ou a preços acessíveis para a comunidade.
Segundo a Agência Senado, "o Centro de Valorização da Vida (CVV) promove apoio emocional e prevenção do suicídio, com atendimentos gratuitos a qualquer pessoa. O centro garante sigilo total e atende por telefone, e-mail e chat 24 horas por dia, nos sete dias da semana, pelo telefone 188."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
A melhor música que o Rush lançou nos anos 80, segundo a Classic Rock
A opinião de Slash sobre o anúncio da volta do Rush em 2026
Soulfly divulga vídeo de "No Pain = No Power", faixa de seu novo disco
Todd Sucherman, baterista do Styx, exalta reencontro com Eloy Casagrande
A banda de metal extremo que é referência para Mark Tremonti (Creed, Alter Bridge)
A banda pioneira do punk que Joey Ramone adorava; "uma das minhas bandas favoritas"
Como surgiu o icônico grito que Tom Araya dá em "Angel of Death", do Slayer
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"

Steve Vai afirma que Ace Frehley era a personificação da atitude do rock 'n' roll
Bumblefoot adorava Hendrix e Page, mas 3 guitarristas dos 80s mudaram sua vida de ponta cabeça
A opinião de John Petrucci, do Dream Theater, sobre Steve Vai e Joe Satriani
Quando Steve Vai perdeu para Yngwie Malmsteen; "Eu não conseguia fazer aquilo"
Oops!: 10 erros eternizados em gravações de clássicos
Por que Steve Vai teve dificuldade de tocar Sepultura na guitarra? Andreas Kisser responde


