Integrante de banda brasileira de death metal é preso por participação em grupo neonazista
Por Emanuel Seagal
Postado em 03 de abril de 2023
Na noite deste domingo (2), o Fantástico divulgou que no Rio Grande do Sul a polícia prendeu dois suspeitos de integrar uma violenta organização internacional de neonazistas que está por trás de crimes nos Estados Unidos e Europa. Em novembro de 2022, a polícia civil de Santa Catarina havia detido outros integrantes da mesma célula deste grupo no Brasil.
Um dos homens detidos nesta segunda fase da investigação é Fabio Lentino, vocalista e baixista da The Ordher, banda gaúcha de death metal criada após o encerramento da banda Nephasth, e que lançou os álbuns "Weaponize" (2007) e "Kill The Betrayers" (2009) pelo selo Unique Leader Records.
Segundo a reportagem, Fabio teria confessado sua participação em encontro de membros associados ao grupo neonazista internacional e que pagava uma mensalidade ao grupo. Ele era operador de áudio da Rádio Gaúcha, do Grupo RBS, afiliado à TV Globo. Em nota ao programa, o Grupo RBS informou reiterar seu repúdio a qualquer forma de preconceito, e está tomando as medidas legais para o desligamento do funcionário. Alexandre Leite dos Santos, advogado de Fabio, afirma que seu cliente nega todas as acusações feitas.
Outro membro do grupo é Laureano Vieira Toscani, condenado em 2018 a 13 anos de prisão pelo ataque em Porto Alegre no ano de 2005, quando jovens judeus foram cercados e atacados com socos e facadas.
Atualização: Após a publicação desta matéria, Gladimir Purper, ex-guitarrista da banda The Ordher, enviou o seguinte comunicado.
"Nota de repúdio"
"Eu, Gladimir Purper, em nome de meu compromisso com a justiça e a igualdade, venho por meio desta nota manifestar meu mais profundo repúdio ao nazismo e a todas as formas de segregação racial."
"O nazismo e a segregação racial são duas formas de violação dos direitos humanos mais básicos e fundamentais, que destruíram as vidas de milhões de pessoas e foram um dos maiores crimes contra a humanidade já cometidos."
"Esse tipo de pensamento e ação não tem lugar no meio da música heavy metal. O nosso estilo musical é um símbolo de liberdade, tolerância, aceitação e igualdade."
"É fundamental que todos nos unamos para rejeitar essas ideologias e práticas, e para lutar pelos direitos e liberdades de todas as pessoas, independentemente de raça, cor, gênero ou religião."
"Todos nós temos o dever moral de parar a disseminação desses regimes e práticas discriminatórias e exigir que os direitos humanos sejam respeitados em todo o mundo. É responsabilidade de todos nós exercermos a vigilância, promover a conscientização e ajudar a erradicar esse mal na nossa sociedade."
"É nosso dever moral construir uma sociedade onde todos sejam livres de discriminação e onde todos possam viver de acordo como seus direitos, em um mundo livre de preconceitos e discriminação."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse
O músico que fez o lendário Carlos Santana se sentir musicalmente analfabeto
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O clássico do Anthrax que influenciou "Schizophrenia", do Sepultura
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Belchior compôs "Como Nossos Pais" e mostrou para Elis na casa de integrante do Viper
A banda brasileira que "mudou o jogo para sempre", segundo Dave Grohl do Foo Fighters
Zakk Wylde: o riff que ele queria ter criado - e a música que ele nunca conseguiu tocar


Mauricio Weimar: os álbuns que marcaram um dos grandes bateristas do death nacional
Mauricio Weimar: "o que eu penso sobre o Eloy Casagrande?"



