Integrante de banda brasileira de death metal é preso por participação em grupo neonazista
Por Emanuel Seagal
Postado em 03 de abril de 2023
Na noite deste domingo (2), o Fantástico divulgou que no Rio Grande do Sul a polícia prendeu dois suspeitos de integrar uma violenta organização internacional de neonazistas que está por trás de crimes nos Estados Unidos e Europa. Em novembro de 2022, a polícia civil de Santa Catarina havia detido outros integrantes da mesma célula deste grupo no Brasil.
Um dos homens detidos nesta segunda fase da investigação é Fabio Lentino, vocalista e baixista da The Ordher, banda gaúcha de death metal criada após o encerramento da banda Nephasth, e que lançou os álbuns "Weaponize" (2007) e "Kill The Betrayers" (2009) pelo selo Unique Leader Records.
Segundo a reportagem, Fabio teria confessado sua participação em encontro de membros associados ao grupo neonazista internacional e que pagava uma mensalidade ao grupo. Ele era operador de áudio da Rádio Gaúcha, do Grupo RBS, afiliado à TV Globo. Em nota ao programa, o Grupo RBS informou reiterar seu repúdio a qualquer forma de preconceito, e está tomando as medidas legais para o desligamento do funcionário. Alexandre Leite dos Santos, advogado de Fabio, afirma que seu cliente nega todas as acusações feitas.
Outro membro do grupo é Laureano Vieira Toscani, condenado em 2018 a 13 anos de prisão pelo ataque em Porto Alegre no ano de 2005, quando jovens judeus foram cercados e atacados com socos e facadas.
Atualização: Após a publicação desta matéria, Gladimir Purper, ex-guitarrista da banda The Ordher, enviou o seguinte comunicado.
"Nota de repúdio"
"Eu, Gladimir Purper, em nome de meu compromisso com a justiça e a igualdade, venho por meio desta nota manifestar meu mais profundo repúdio ao nazismo e a todas as formas de segregação racial."
"O nazismo e a segregação racial são duas formas de violação dos direitos humanos mais básicos e fundamentais, que destruíram as vidas de milhões de pessoas e foram um dos maiores crimes contra a humanidade já cometidos."
"Esse tipo de pensamento e ação não tem lugar no meio da música heavy metal. O nosso estilo musical é um símbolo de liberdade, tolerância, aceitação e igualdade."
"É fundamental que todos nos unamos para rejeitar essas ideologias e práticas, e para lutar pelos direitos e liberdades de todas as pessoas, independentemente de raça, cor, gênero ou religião."
"Todos nós temos o dever moral de parar a disseminação desses regimes e práticas discriminatórias e exigir que os direitos humanos sejam respeitados em todo o mundo. É responsabilidade de todos nós exercermos a vigilância, promover a conscientização e ajudar a erradicar esse mal na nossa sociedade."
"É nosso dever moral construir uma sociedade onde todos sejam livres de discriminação e onde todos possam viver de acordo como seus direitos, em um mundo livre de preconceitos e discriminação."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
Assista o primeiro teaser do filme oficial sobre a história do Judas Priest
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
"Superou minhas expectativas", diz baterista sobre novo álbum do Evanescence
Evan Dando (Lemonheads) é internado para tratar problemas mentais após assédio a fã
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
Heart pretende gravar mais um álbum e dizer adeus em 2027
O cantor que Jack Black chamou de "Pavarotti do heavy metal"
As 10 tablaturas de guitarra do Iron Maiden mais acessadas na história do Ultimate Guitar
A música do Van Halen que Eddie dizia ser a mais difícil de tocar ao vivo
A música de novo disco do Megadeth que lembra o Metallica, de acordo com Gastão Moreira
A música do Guns N' Roses da qual Axl Rose se arrepende; "Fui ingênuo"
Enjaulados: Os crimes mais chocantes da história do rock
O jovem de 22 anos que morreria cedo e impressionou Eric Clapton; "Quem é esse guitarrista?"


Mauricio Weimar: os álbuns que marcaram um dos grandes bateristas do death nacional
Mauricio Weimar: "o que eu penso sobre o Eloy Casagrande?"



