O álbum de Raul Seixas que traz escondido no título uma ácida crítica ao governo
Por Bruce William
Postado em 02 de abril de 2023
No vídeo "Raul Seixas ensina Paulo Coelho a fazer música... os bastidores de 'Krig-Ha, Bandolo!'", o jornalista e historiador do rock nacional Júlio Ettore conta que a ideia do título do disco veio de uma frase do gibi do Tarzan - "Krig-Ha! Tarzan Bandolo!" - que na língua do personagem significa "Cuidado, lá vem o inimigo!". E o nome surgiu quando, durante uma reunião onde estavam discutindo detalhes do álbum, Paulo Coelho subiu à mesa, bateu no peito e gritou "Krig-ha, bandolo!". Ali, naquela hora, eles perceberam que aquele seria o título perfeito.
Hérica Marmo conta no livro "A canção do Mago" que aquilo era uma mensagem cifrada e o inimigo em questão era a ditadura, mais especificamente os censores. Em seguida, Júlio exibe trecho de uma fala do Sílvio Passos, que como ele explica foi um personagem extremamente importante na carreira do Raul: "Aí no gibi tinha ali um 'cuidado, ali vem o inimigo!' Raul se utilizou disso até para driblar a censura na época".
Júlio relembra que eles estavam em plena era do AI5, então várias canções são críticas cifradas, conforme explica o livro da Hérica. Como por exemplo "Cachorro Urubu" que é inspirada no Crow Dog, um índio que liderou uma rebelião contra o Governo dos Estados Unidos, e no trecho "Eu sou cachorro urubu em guerra com zéu", este "zéu" quer dizer "os ee uu". "Rockixe" fala sobre a repressão: "Eu tinha medo do seu medo / do que eu faço / medo de cair no laço / que você me preparou". Já o "Vai cair, vai cair" de "Dentadura Postiça" se refere ao governo.
O vídeo completo "Raul Seixas ensina Paulo Coelho a fazer música... os bastidores de 'Krig-Ha, Bandolo!'" de Júlio Ettore pode ser visto no player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps