Internauta usa IA para recriar Renato Russo cantando hit sertanejo
Por Bruce William
Postado em 04 de maio de 2023
O uso de inteligência artificial na música tem gerado opiniões diversas por parte de artistas e músicos. Algumas pessoas acreditam que ela pode ajudar a criar novas possibilidades sonoras e permitir novos níveis de expressão artística. No entanto, outras pessoas argumentam que isso pode levar à substituição do trabalho criativo humano e à perda da identidade artística individual. Além disso, há preocupações sobre como o uso de IA pode afetar a remuneração e o reconhecimento dos artistas, já que na maioria dos casos é necessário o uso de dados de treinamento gerados por músicas existentes.
Legião Urbana - Mais Novidades
E uma das aplicações mais curiosas que têm sido feitas da Inteligência Artificial (IA) envolve a recriação de músicas com vozes diferentes, que envolve o uso de algoritmos de processamento de sinal de áudio para manipular as características sonoras da voz original, como pitch, duração e timbre. Esses algoritmos são alimentados com uma grande quantidade de dados de treinamento, incluindo amostras de voz de diferentes cantores, para que possam aprender a imitar a voz de um cantor específico. Uma vez treinados, esses algoritmos podem ser usados para gerar novas gravações de uma música, mas com a voz de um cantor diferente. Embora o resultado não seja perfeito e possa haver algumas diferenças sutis na qualidade da voz e na interpretação, a tecnologia de IA tem melhorado rapidamente, tornando possível a criação de versões de alta qualidade de músicas com vozes diferentes.
Dentro deste tema, conforme apurou o site Tenho Mais Discos Que Amigos, um usuário do Twitter chamado Jéferson Menezes usou a Inteligência Artificial para criar uma versão do hit sertanejo "Batom de Cereja", da dupla Israel & Rodolffo, na voz do lendário Renato Russo. O vídeo mostra um trecho da música interpretada pela IA.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps