Por que sucesso do Sepultura fez Dinho questionar se Capital fez certo no passado?
Por Gustavo Maiato
Postado em 14 de junho de 2023
O Sepultura é a banda brasileira de maior sucesso no exterior e conseguiu mostrar ao mundo as mazelas de nosso país por meio de suas letras. Em entrevista ao Love Treta, Dinho Ouro Preto, do Capital Inicial, disse que chegou a pensar se sua banda também não deveria ter cantado em inglês visando comunicar com o mercado internacional.
Capital Inicial - Mais Novidades
"Quando vi o Renato Russo cantando no Aborto Elétrico e vi as letras, percebi o potencial do rock brasileiro. Até então, conhecia rock em português, mas achava que devia muito ao rock gringo. Havia uma lenda de que português não era adequado, por algum mistério não serve. Isso foi até eu ver o Renato. É uma questão da escolha das palavras.
Começamos a pensar em fazer bandas em português. Surgiu em Brasília a Plebe Rude e uma cena cantada em português. Descobrimos os Inocentes, Ratos de Porão etc. Depois, vimos Ira! e Titãs. O Arnaldo Antunes e Cazuza faziam coisas bem escritas. Nunca passou pela cabeça fazer em inglês. Afinal de contas, era essencial ser compreendido. Era central que o interlocutor entendesse e estávamos cantando sobre o Brasil. As letras não eram um apêndice, eram parte central.
Era final da Ditadura e a liberdade de expressão era algo que caracterizava nossa geração. Era fundamental ser entendido. Agora, eu fiquei com dúvidas quando vi o Sepultura. Não queria fazer thrash metal, mas fazer algo para fora. Se você ver o documentário do Sepultura, percebe que é inacreditável o que eles fizeram. Eles são muito gente boa. Desde o começo, lá em Minas, a ideia era mandar fitas para fora. O Gordo fazia isso com o Ratos. Quando vi esse documentário, falei: ‘Será que devíamos ter tentado também esse público lá fora?’ Agora é tarde demais! [risos]".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
A música de guitarra mais bonita da história, segundo Brian May do Queen
5 discos obscuros de rock dos anos 80 que ganharam nota dez da Classic Rock
O álbum do Testament onde os vocais melódicos de Chuck Billy não funcionaram
"Provavelmente demos um tiro no próprio pé" diz Rich Robinson, sobre o Black Crowes
Alissa White-Gluz fala sobre "Black Widow's Web" do Angra e reação ao conhecer Sandy
O exagero de John Bonham que Neil Peart não curtia; "Ok, já chega!"
Bumblefoot revela encarar a si mesmo como um músico aposentado
O álbum de rock rural que mistura candomblé e umbanda que Regis Tadeu adora
A controvertida estratégia militar que gerou um violento hino punk e reapareceu no Metallica
Max Cavalera queria tocar bateria, mas Iggor era melhor que ele
Max Cavalera diz que tema de novo disco do Soulfly poderia render um filme
A opinião de Regis Tadeu sobre polêmica do Arch Enemy e Kiko Loureiro: "Virou paranoia"
O primeiro disco que Max Cavalera comprou; "Ouvia todos os dias"


Capital Inicial convida Dado Villa-Lobos para homenagem a Renato Russo no Rock in Rio
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
O hit do Capital Inicial inspirado em prisão de Renato Russo e censurado quatro vezes


