Rush: A faixa do "Moving Pictures" gravada no dia da morte de John Lennon
Por André Garcia
Postado em 04 de junho de 2023
Em 8 de dezembro de 1980 o mundo parou para chorar o assassinato de John Lennon. O Rush, por outro lado, seguiu trabalhando em "Moving Pictures", e no dia gravou a faixa "Witch Hunt".
Em um mundo já globalizado, a trágica e inesperada morte do ex-beatle aos 40 anos causou uma das primeiras grandes comoções globais. Em todo o mundo telejornais por dias não falaram de outra coisa, algo comparado à morte de Lady Di e o atentado ao World Trade Center.
Na ocasião, o Rush estava no Le Studio, em Morin-Heights, Quebec, terminando de gravar seu maior sucesso, o álbum "Moving Pictures". Naquele fatídico dia, a faixa que o trio gravou foi "Witch Hunt".
Conforme publicado pela Far Out Magazine, em 2011 Geddy Lee comentou o álbum faixa a faixa para o Plain Dealer. Em relação à faixa em questão ele disse:
"Um clássico. Lembro do dia em que foi gravada. Infelizmente, foi na mesma noite em que John Lennon foi baleado em Nova York. Estávamos bem no meio da gravação quando tudo aconteceu. É uma daquelas músicas que significa muito hoje, se não mais [do que na época], considerando tudo o que aconteceu no mundo com a discriminação racial e todas essas questões diferentes. O sentimento dessa música é mais apropriado [hoje] do que nunca."
O baixista descreveu aquele disco como "uma interessante forma de estabelecer um tipo específico de composição e uma abordagem particular que tivemos ao gravar. Foi toda aquela ideia de nos afastarmos das peças conceituais mais longas, estávamos experimentando se poderíamos criar um som do Rush que pudesse acontecer em 6 minutos, em vez de 20 minutos."
Maior sucesso de vendas do Rush, "Moving Pictures" foi lançado em 1981. Todo o lado a do disco era composto por clássicos que se tornaram obrigatórios em seus shows: "Tom Sawyer", "Red Barchetta", "YYZ" e "Limelight".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps