Rush: A faixa do "Moving Pictures" gravada no dia da morte de John Lennon
Por André Garcia
Postado em 04 de junho de 2023
Em 8 de dezembro de 1980 o mundo parou para chorar o assassinato de John Lennon. O Rush, por outro lado, seguiu trabalhando em "Moving Pictures", e no dia gravou a faixa "Witch Hunt".
John Lennon - Mais Novidades
Em um mundo já globalizado, a trágica e inesperada morte do ex-beatle aos 40 anos causou uma das primeiras grandes comoções globais. Em todo o mundo telejornais por dias não falaram de outra coisa, algo comparado à morte de Lady Di e o atentado ao World Trade Center.
Na ocasião, o Rush estava no Le Studio, em Morin-Heights, Quebec, terminando de gravar seu maior sucesso, o álbum "Moving Pictures". Naquele fatídico dia, a faixa que o trio gravou foi "Witch Hunt".
Conforme publicado pela Far Out Magazine, em 2011 Geddy Lee comentou o álbum faixa a faixa para o Plain Dealer. Em relação à faixa em questão ele disse:
"Um clássico. Lembro do dia em que foi gravada. Infelizmente, foi na mesma noite em que John Lennon foi baleado em Nova York. Estávamos bem no meio da gravação quando tudo aconteceu. É uma daquelas músicas que significa muito hoje, se não mais [do que na época], considerando tudo o que aconteceu no mundo com a discriminação racial e todas essas questões diferentes. O sentimento dessa música é mais apropriado [hoje] do que nunca."
O baixista descreveu aquele disco como "uma interessante forma de estabelecer um tipo específico de composição e uma abordagem particular que tivemos ao gravar. Foi toda aquela ideia de nos afastarmos das peças conceituais mais longas, estávamos experimentando se poderíamos criar um som do Rush que pudesse acontecer em 6 minutos, em vez de 20 minutos."
Maior sucesso de vendas do Rush, "Moving Pictures" foi lançado em 1981. Todo o lado a do disco era composto por clássicos que se tornaram obrigatórios em seus shows: "Tom Sawyer", "Red Barchetta", "YYZ" e "Limelight".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
O que pode ter motivado a saída abrupta de Fabio Lione do Angra?
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
5 motivos que podem ter levado o Angra a escolher Alírio Netto como novo vocalista
4 candidatas a assumir os vocais do Arch Enemy após a saída de Alissa White-Gluz
Bandas de heavy metal da nova geração não empolgam Kerry King
Guns N' Roses anuncia lançamento dos singles "Nothin" e "Atlas" para 2 de dezembro
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
FM confirma show no Brasil em março de 2026
As duas preocupações de Rafael Bittencourt com o anúncio do show da formação "Rebirth"
As maldades que os fãs fizeram com Steve Morse no Deep Purple, segundo o próprio
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
O disco que John Lennon disse que os Beatles jamais fariam; "Odiaria um álbum assim"
John Lennon salvou "a melhor frase" de "Hey Jude" da lixeira, diz Paul McCartney
O guitarrista de jazz que largou John Lennon no estúdio; "Poderia ter sido muito legal"
A banda de progressivo que era os "filhos dos Beatles", segundo John Lennon
O hit de Paul McCartney que John Lennon queria ter cantado: "Eu teria feito melhor"
A música que os Beatles rejeitaram e que fez Lennon se afastar mais da banda
O clássico dos Beatles que John Lennon considerava o maior poema que já escreveu


