Playlist mostra porque as garotas salvam o rock
Por João Petrucci
Postado em 04 de junho de 2023
O Rock nunca foi tão feminino como é hodiernamente. Muitos roqueiros conservadores ainda são MUITO preconceituosos, e não aceitam estas maravilhosas novidades. É lamentável que ainda haja tanto preconceito dentro do Rock - e não estou falando apenas de misoginia ou correlações: refiro-me a uma falta de interesse pela novidade - doravante, a qual faz pessoas serem preguiçosas o suficiente para ouvirem apenas aquelas bandas que a "Mídia Mainstream" invoca e divulga excessivamente. Se o leitor não entendeu, explicarei o porquê as garotas são a verdadeira Salvação do Rock.
A entrega musical que as garotas têm dado é incrível. Reunimos, na Playlist abaixo, uma música de 120 bandas diferentes, mesclando décadas, clássicos e, principalmente, muita novidade. Fiquem de olho e dêem uma atenção especial a essas 10 bandas, todas com debuts lançados há menos de 10 anos: Shield of Wings (Metal Sinfônico, EUA), Future Palace (Post Metalcore, Alemanha), Beyond the Black (Metal Sinfônico, Alemanha), Dea Matrona (Folk/Indie Rock, Reino Unido), The Big Moon (Indie, Reino Unido), Plush (Heavy Metal/Hard Rock, EUA), Venom Prison (Death Metal, Reino Unido), Ankor (Alternative Metal/Post Metalcore, Reino Unido), NOAPOLOGY (Hard Rock, Rússia) e Wet Leg (Alternativo/Folk, Reino Unido). Selecionamos alguns videos para o leitor conferir.
A versatilidade dos vocais femininos atingiram níveis inimagináveis, possibilitando que bandas façam composições mais dinâmicas, contando com notas altas e gritos (até mesmo, Guturais) em suas composições. Não é, necessariamente, uma novidade: mas um aperfeiçoamento sonoro, transformando, principalmente, o gênero Metal. A verdade é uma: as novas bandas com vocal feminino (e surgem várias!) estão entregando os melhores produtos da música!
O fenômeno não é atual, mas podemos dissertar sucintamente sobre os porquês. Até os anos 80, não havia muito interesse de garotas em tocarem Rock Pesado - destarte muitas declarações de consagradas artistas afirmando tal fato. Havia as pioneiras - dentro do Metal, especificamente. Posso citar 03 bons exemplos de cantoras que adotaram o vocal mais agressivo, quais seriam grandes influentes para as atuais cantoras que se aventuraram no Vocal Gutural: Sabina Classen (do Holy Moses), Dawn Cosby (citada em memória, ex-vocalista do Détente) e Ann Boleyn (do Hellion, mas que também cantou no Détente). Com o advento do Gothic Doom Metal, criou-se um estilo bem específico para que fosse necessário um vocal feminino para locupletar a construção musical. Bandas como Theatre of Tragedy, The Sins of thy Beloved, The Gathering e The 3rd and the Mortal seriam grandes influências para novas bandas que surgiriam a partir de então, como o Tristania e Lacuna Coil - bem como para o surgimento do Symphonic Metal de Nightwish, After Forever e cia. O Evanescence, por sua vez, também foi responsável por ativar o desejo das garotas em terem uma banda. Flyleaf, Paramore e Fireflight, também bandas americanas como o Evanescence, também foram grandes responsáveis pelo "Boom" de bandas Hard Core/Punk/Emo que surgiriam nos últimos 18 anos.
Não obstante, além do Rock Pesado, entre o final dos anos 80 e meados dos anos 90 também houve um "Boom" para bandas de Rock (do Alternativo, Folk, Indie e cia) com garotas nos vocais, especialmente, no Reino Unido e Irlanda - Angelfish, Lush, Texas, All About Eve, The Cranberries, Bliss, Sleeper, Smoke City, Elastica, Mostly Autumn, Karnataka, dentre outras.
O Rock é Liberdade: a pessoa pode escutar somente novidades, somente velharia - OK! Só um conselho: jamais deixem as novidades à deriva, pois precisaremos divulgar mais bandas para que elas entreguem bons materiais no futuro. Somente assim, permanecerão ativas por décadas para serem cultuadas por novas gerações. A salvação do Rock está aqui: só não ouve quem não quer - e prefere ser preconceituoso, ranzinza ou pernóstico. Chega de falar que "só música velha presta", que Maneskin e GVF são "a salvação do Rock" e outros clichês. Dêem o "Play" e também sejam felizes... :)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
A dificuldade de Canisso no estúdio que acabou virando música dos Raimundos
David Ellefson explica porque perdeu o interesse em Kiss e AC/DC; "Foda-se, estou fora"
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
Iron Maiden bate Linkin Park entre turnês de rock mais lucrativas de 2025; veja o top 10
Os 15 melhores álbuns de metal de 2025 segundo a Rolling Stone
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Queen oferece presente de Natal aos fãs com a faixa inédita "Polar Bear"
Gene Simmons relembra velório de Ace Frehley e diz que não conseguiu encarar o caixão
Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
A cena que Ney Matogrosso viu no quartel que o fez ver que entre homens pode existir amor
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
Pink Floyd volta ao topo da parada britânica com "Wish You Were Here"

Paisagem com neve teria feito MTV recusar clipe de "Nemo", afirma Tarja Turunen
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
Anette Olzon volta ao Brasil ano que vem para shows com orquestra e coral
Uma foto que une Nightwish, Daiane dos Santos, Sorriso Maroto e Sérvia
Os 25 maiores álbuns de metal lançados após o ano 2000, em lista da Loudwire
Nightwish: as singelas homenagens entre Tarja e Tuomas
Nightwish: "Encontros com fãs são luxo, não obrigação", diz Floor


