Playlist mostra porque as garotas salvam o rock
Por João Petrucci
Postado em 04 de junho de 2023
O Rock nunca foi tão feminino como é hodiernamente. Muitos roqueiros conservadores ainda são MUITO preconceituosos, e não aceitam estas maravilhosas novidades. É lamentável que ainda haja tanto preconceito dentro do Rock - e não estou falando apenas de misoginia ou correlações: refiro-me a uma falta de interesse pela novidade - doravante, a qual faz pessoas serem preguiçosas o suficiente para ouvirem apenas aquelas bandas que a "Mídia Mainstream" invoca e divulga excessivamente. Se o leitor não entendeu, explicarei o porquê as garotas são a verdadeira Salvação do Rock.
A entrega musical que as garotas têm dado é incrível. Reunimos, na Playlist abaixo, uma música de 120 bandas diferentes, mesclando décadas, clássicos e, principalmente, muita novidade. Fiquem de olho e dêem uma atenção especial a essas 10 bandas, todas com debuts lançados há menos de 10 anos: Shield of Wings (Metal Sinfônico, EUA), Future Palace (Post Metalcore, Alemanha), Beyond the Black (Metal Sinfônico, Alemanha), Dea Matrona (Folk/Indie Rock, Reino Unido), The Big Moon (Indie, Reino Unido), Plush (Heavy Metal/Hard Rock, EUA), Venom Prison (Death Metal, Reino Unido), Ankor (Alternative Metal/Post Metalcore, Reino Unido), NOAPOLOGY (Hard Rock, Rússia) e Wet Leg (Alternativo/Folk, Reino Unido). Selecionamos alguns videos para o leitor conferir.
A versatilidade dos vocais femininos atingiram níveis inimagináveis, possibilitando que bandas façam composições mais dinâmicas, contando com notas altas e gritos (até mesmo, Guturais) em suas composições. Não é, necessariamente, uma novidade: mas um aperfeiçoamento sonoro, transformando, principalmente, o gênero Metal. A verdade é uma: as novas bandas com vocal feminino (e surgem várias!) estão entregando os melhores produtos da música!
O fenômeno não é atual, mas podemos dissertar sucintamente sobre os porquês. Até os anos 80, não havia muito interesse de garotas em tocarem Rock Pesado - destarte muitas declarações de consagradas artistas afirmando tal fato. Havia as pioneiras - dentro do Metal, especificamente. Posso citar 03 bons exemplos de cantoras que adotaram o vocal mais agressivo, quais seriam grandes influentes para as atuais cantoras que se aventuraram no Vocal Gutural: Sabina Classen (do Holy Moses), Dawn Cosby (citada em memória, ex-vocalista do Détente) e Ann Boleyn (do Hellion, mas que também cantou no Détente). Com o advento do Gothic Doom Metal, criou-se um estilo bem específico para que fosse necessário um vocal feminino para locupletar a construção musical. Bandas como Theatre of Tragedy, The Sins of thy Beloved, The Gathering e The 3rd and the Mortal seriam grandes influências para novas bandas que surgiriam a partir de então, como o Tristania e Lacuna Coil - bem como para o surgimento do Symphonic Metal de Nightwish, After Forever e cia. O Evanescence, por sua vez, também foi responsável por ativar o desejo das garotas em terem uma banda. Flyleaf, Paramore e Fireflight, também bandas americanas como o Evanescence, também foram grandes responsáveis pelo "Boom" de bandas Hard Core/Punk/Emo que surgiriam nos últimos 18 anos.
Não obstante, além do Rock Pesado, entre o final dos anos 80 e meados dos anos 90 também houve um "Boom" para bandas de Rock (do Alternativo, Folk, Indie e cia) com garotas nos vocais, especialmente, no Reino Unido e Irlanda - Angelfish, Lush, Texas, All About Eve, The Cranberries, Bliss, Sleeper, Smoke City, Elastica, Mostly Autumn, Karnataka, dentre outras.
O Rock é Liberdade: a pessoa pode escutar somente novidades, somente velharia - OK! Só um conselho: jamais deixem as novidades à deriva, pois precisaremos divulgar mais bandas para que elas entreguem bons materiais no futuro. Somente assim, permanecerão ativas por décadas para serem cultuadas por novas gerações. A salvação do Rock está aqui: só não ouve quem não quer - e prefere ser preconceituoso, ranzinza ou pernóstico. Chega de falar que "só música velha presta", que Maneskin e GVF são "a salvação do Rock" e outros clichês. Dêem o "Play" e também sejam felizes... :)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
Steve Harris admite que a aposentadoria está cada vez mais próxima
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica
O defeito muito grave dos baixistas de heavy metal na opinião de John Entwistle
Ouça "Nothin'" e "Atlas", novas músicas do Guns N' Roses
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar


Paisagem com neve teria feito MTV recusar clipe de "Nemo", afirma Tarja Turunen
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
Anette Olzon volta ao Brasil ano que vem para shows com orquestra e coral
Anette Olzon apresentou no Brasil músicas dos álbuns "Dark Passion Play" e "Imaginaerum"
Anette Olzon: "fiz um trabalho dos infernos no Nightwish"


