Após considerar música algo imoral, Talibã queima instrumentos musicais no Afeganistão
Por Gustavo Maiato
Postado em 31 de julho de 2023
A vida do músico no Brasil já é considerada difícil, mas no Afeganistão a situação é ainda pior. Tocar rock ou qualquer tipo de música lá é uma realidade quase impossível de se concretizar.
Recentemente, as autoridades do Talibã realizaram um ato chocante na província ocidental de Herat, conforme noticiou o G1.
No fim de semana, eles acenderam uma fogueira e jogaram instrumentos musicais e equipamentos no fogo. O motivo alegado pelo regime para tal ato extremo foi a consideração de música como algo "imoral".
Desde que o Talibã retomou o poder em agosto de 2021, impôs uma série de leis baseadas em uma visão rigorosa do Islã, e uma delas foi a proibição de tocar música em público. Eles justificam que a música pode levar à corrupção moral e enganar os jovens.
Essa atitude repressiva do Talibã tem impactado profundamente a liberdade artística no país, restringindo a expressão cultural e privando as pessoas de desfrutarem da música, uma forma fundamental de expressão humana em muitas culturas ao redor do mundo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps