Billy Corgan diz que Sinéad O'Connor foi cancelada por um ato de resistência
Por Mateus Ribeiro
Postado em 27 de julho de 2023
A cantora e compositora irlandesa Sinéad O'Connor faleceu aos 56 anos, de causas não divulgadas, segundo notícia publicada pelo jornal Irish Times na última quarta-feira (26 de julho). Sinéad se tornou conhecida não apenas por sua voz potente e cativante, mas também por suas duras críticas direcionadas à Igreja Católica.
Smashing Pumpkins - Mais Novidades
A sua aversão à Igreja Católica tornou-se mundialmente conhecida em 1992, durante apresentação no programa Saturday Night Live. Sinéad rasgou uma foto do finado Papa João Paulo II e proferiu as seguintes palavras: "Fight the real enemy" ("Lute contra o verdadeiro inimigo").
Obviamente, a atitude de Sinéad deixou muitas pessoas assustadas, como ela conta em sua biografia "Rememberings: Scenes From My Complicated Life", lançada em 2021.
"Total silêncio atordoado na platéia. E quando eu ando nos bastidores, literalmente nenhum ser humano está à vista. Todas as portas se fecharam. Todo mundo desapareceu. Incluindo meu próprio empresário, que se trancou em seu quarto por três dias e desligou o telefone", diz trecho do citado livro, publicado pela Rolling Stone.
O silêncio foi substituído pelas vaias
Dias após a sua icônica apresentação, Sinead se apresentou no Madison Square Garden (localizado em Nova York), em um show tributo a Bob Dylan. A artista foi vaiada pelo público por cerca de dois minutos e após cantar um trecho de "War" (música de Bob Marley), saiu do palco e foi ao encontro do cantor e compositor Kris Kristofferson, que apresentou o evento.
"Eu não nasci para ser uma estrela pop
A atitude de Sinéad, reprovada por muitas pessoas, era vista com bons olhos pela cantora, como ela citou em outra parte de seu livro.
"Muitas pessoas dizem ou pensam que rasgar a foto do Papa descarrilou minha carreira. Não é assim que me sinto sobre isso. Eu sinto que ter um disco número 1 descarrilou minha carreira e rasgar a foto me colocou de volta no caminho certo. Eu tive que ganhar a vida tocando ao vivo novamente. E foi para isso que nasci. Eu não nasci para ser uma estrela pop."
Homenagem de Billy Corgan
A carreira de Sinéad ficou marcada pelos seus sucessos e pelo seu protesto, que foi relembrado pelo músico Billy Corgan. O guitarrista/vocalista/líder da banda The Smashing Pumpkins homenageou Sinéad e lembrou que ela foi cancelada por um ato de rebeldia.
"Ferozmente honesta, doce e engraçada, ela era talentosa de maneiras que não tenho certeza se ela entendeu completamente. Mas Sinead está sozinha como uma figura de nossa geração que sempre foi fiel à sua voz penetrante, dentro e fora de si. E por isso sempre vou a admirar e respeitar.
E nunca esqueça que ela já foi cancelada por um ato de simples resistência. O crime dela? Rasgar uma foto", escreveu Billy em seu perfil do Instagram.
Para ver mais homenagens à Sinéad, confira a nota abaixo.
Morte de Sinead OConnor
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
Men At Work anuncia show extra em nova turnê nacional
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
Em publicação sobre "Rebirth", Angra confirma Alírio Netto na formação atual
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
Ícones do Rock e do Heavy Metal lamentam a morte de Sinéad O'Connor
Polícia afirma que morte de Sinéad O'Connor não está sendo tratada como suspeita
A segunda banda mais influente do século 20, segundo Billy Corgan


