Billy Corgan diz que Sinéad O'Connor foi cancelada por um ato de resistência
Por Mateus Ribeiro
Postado em 27 de julho de 2023
A cantora e compositora irlandesa Sinéad O'Connor faleceu aos 56 anos, de causas não divulgadas, segundo notícia publicada pelo jornal Irish Times na última quarta-feira (26 de julho). Sinéad se tornou conhecida não apenas por sua voz potente e cativante, mas também por suas duras críticas direcionadas à Igreja Católica.
Smashing Pumpkins - Mais Novidades
A sua aversão à Igreja Católica tornou-se mundialmente conhecida em 1992, durante apresentação no programa Saturday Night Live. Sinéad rasgou uma foto do finado Papa João Paulo II e proferiu as seguintes palavras: "Fight the real enemy" ("Lute contra o verdadeiro inimigo").
Obviamente, a atitude de Sinéad deixou muitas pessoas assustadas, como ela conta em sua biografia "Rememberings: Scenes From My Complicated Life", lançada em 2021.
"Total silêncio atordoado na platéia. E quando eu ando nos bastidores, literalmente nenhum ser humano está à vista. Todas as portas se fecharam. Todo mundo desapareceu. Incluindo meu próprio empresário, que se trancou em seu quarto por três dias e desligou o telefone", diz trecho do citado livro, publicado pela Rolling Stone.
O silêncio foi substituído pelas vaias
Dias após a sua icônica apresentação, Sinead se apresentou no Madison Square Garden (localizado em Nova York), em um show tributo a Bob Dylan. A artista foi vaiada pelo público por cerca de dois minutos e após cantar um trecho de "War" (música de Bob Marley), saiu do palco e foi ao encontro do cantor e compositor Kris Kristofferson, que apresentou o evento.
"Eu não nasci para ser uma estrela pop
A atitude de Sinéad, reprovada por muitas pessoas, era vista com bons olhos pela cantora, como ela citou em outra parte de seu livro.
"Muitas pessoas dizem ou pensam que rasgar a foto do Papa descarrilou minha carreira. Não é assim que me sinto sobre isso. Eu sinto que ter um disco número 1 descarrilou minha carreira e rasgar a foto me colocou de volta no caminho certo. Eu tive que ganhar a vida tocando ao vivo novamente. E foi para isso que nasci. Eu não nasci para ser uma estrela pop."
Homenagem de Billy Corgan
A carreira de Sinéad ficou marcada pelos seus sucessos e pelo seu protesto, que foi relembrado pelo músico Billy Corgan. O guitarrista/vocalista/líder da banda The Smashing Pumpkins homenageou Sinéad e lembrou que ela foi cancelada por um ato de rebeldia.
"Ferozmente honesta, doce e engraçada, ela era talentosa de maneiras que não tenho certeza se ela entendeu completamente. Mas Sinead está sozinha como uma figura de nossa geração que sempre foi fiel à sua voz penetrante, dentro e fora de si. E por isso sempre vou a admirar e respeitar.
E nunca esqueça que ela já foi cancelada por um ato de simples resistência. O crime dela? Rasgar uma foto", escreveu Billy em seu perfil do Instagram.
Para ver mais homenagens à Sinéad, confira a nota abaixo.
Morte de Sinead OConnor
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps