Judas Priest: Rob Halford revela como produziu efeitos sonoros de "British Steel"
Por André Garcia
Postado em 15 de julho de 2023
"A necessidade é a mãe da invenção", já dizia Frank Zappa. A necessidade fez com que o Judas Priest encontrasse soluções criativas para produzir seus efeitos sonoros em "British Steel".
Hoje em dia, se você precisasse de um efeito sonoro de vidro quebrando, de chicote e robôs marchando, você vai pegar na internet. Em 1980, no entanto, o Judas Priest não contava com tal recurso quando produziu "British Steel". Naquela época, a banda foi obrigada a encontrar soluções mais criativas para fazer sua própria sonoplastia.
Em sessão de perguntas e respostas de 2018 para a Loudwire, Rob Halford relembrou como produziu alguns dos efeitos sonoros daquele disco.
"Eu lembro dos caras voltando do pub, bêbados, 'Se você quiser efeitos sonoros, pode usar esse aqui' e jogavam garrafas de cerveja vazias na parede. E foi o que fizemos. Quando você ouve aquele trecho, aquilo realmente é garrafas de vidro quebradas. E aquilo foi antes de você poder ir na internet e escolher um som para usar."
"Em 'Metal Gods' [no trecho que diz] 'Better be the slaves' o som de chicote que você ouve sou eu chicoteando uma mala com o cabo de um microfone. E a marcha dos robôs, no final da faixa, sou eu segurando uma bandeja de garfos e facas, os lançando ao ar por uns cinco minutos. O que numa fita multicanais devia dar umas 50 tentativas. Aquilo tudo para o som dos robôs marchando."
"Aquilo era bem divertido de fazer, sabe? No mundo de hoje teria que ser rápido, eficiente... Naquela época você se divertia no estúdio. Naquela época tinha que ser criativo: 'Como vamos resolver isso? Vamos pegar uns garfos e umas facas!'", concluiu.
British Steel foi o primeiro sucesso comercial do Judas Priest
Embora já estivesse há anos na estrada, foi só com "British Steel" que o Judas Priest chegou a seu primeiro grande sucesso comercial. Antes daquilo, a banda já tinha passado muito perrengue. À Classic Rock ele contou: "A gente estava ganhando uma merreca da gravadora. Estávamos fazendo shows de cima a baixo pelo país sem parar, construindo uma sólida base de seguidores. E a gente perguntava para eles [da gravadora]: 'Por que vocês não nos apoiam? Só queremos 5 libras por semana. Isso é tudo que precisamos para podermos largar nossos empregos.'"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps