Metallica: As faixas do "Black Album" que James Hetfield menos gosta (e suas preferidas)
Por André Garcia
Postado em 06 de julho de 2023
Grandes artistas são conhecidos por um alto nível de autocrítica. Um exemplo é James Hetfield, que não gosta de algumas músicas do álbum mais famoso do Metallica, o "Black Album" (1991).
Apesar de ser disparadamente o trabalho mais bem-sucedido de toda sua carreira, conforme publicado pela Far Out Magazine, em entrevista para a Playboy em 2001, James Hetfield revelou não ser muito fã de parte daquele disco.
"Tem umas músicas lá que eu não gosto. 'Through the Never' era meio esquisita. 'Don’t Tread on Me' não era lá uma das minhas favoritas, musicalmente. 'Holier Than Thou' foi uma das músicas mais bobas, mais no [nosso] velho estilo de escrita."
James Hetfield preferia as músicas mais introspectivas e dramáticas, onde ele botava para fora o que sentia, como 'Sad But True', as mais pessoais autobiográficas, como 'The Unforgiven' e 'Nothing Else Matters': "Eram músicas mais sobre mim, sabe, ao invés de outras coisas. Mais sobre questões da vida."
Durante as gravações do 'Black Album', o conflito criativo entre James Hetfield e Lars Ulrich serviu como um tempero especial: enquanto o primeiro queria seguir um caminho mais pessoal e intimista, o segundo tinha uma visão mais grandiosa da banda. Em entrevista para o documentário Classic Albums, Hetfield disse que via naquele trabalho um conjunto de boas músicas, não uma obra-prima ou um clássico atemporal:
"Eu sabia que era um punhado de boas músicas. Isso é tudo que era para mim. Aquelas eram as melhores músicas que pudemos compor, e vamos lançar elas."
Quinto álbum do Metallica, "Black Album" marcou uma mudança para uma sonoridade mais acessível, que caiu nas graças das massas e levou a banda ao mainstream. Chegando ao topo das paradas da Billboard, Reino Unido e outros países, vendeu mais de 17 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos (16x disco do platina!). Portanto, muitos colocam ao lado do "Back In Black" (1980) e "Appetite for Destruction" (1987) como uma irretocável obra-prima do rock pesado.
E, por falar em Metallica, confira o álbum da banda que restaurou a fé de Geezer Butler, baixista do Black Sabbath, no rock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps