Para John Frusciante, às vezes você faz música boa ao tentar fazer música ruim
Por André Garcia
Postado em 05 de julho de 2023
Seguindo o princípio budista do menor esforço, John Frusciante recomenda aos artistas a liberdade de criar sem ser para agradar: "Às vezes você faz música melhor tentando fazer algo ruim."
Red Hot Chili Peppers - + Novidades
O maior e principal dos guitarristas do Red Hot Chili Peppers, Frusciante costuma caprichar nos insights ao refletir sobre música e seu processo criativo. Em entrevista disponível em áudio no YouTube, ele falou sobre parar de tentar fazer algo "bom", para manter a criatividade fluindo.
"Às vezes é saudável para um músico tirar aquela pressão de cima dele e se permitir fazer algo que as outras pessoas não vão achar boas. E que você mesmo não ache bom, só para ver o que rola. Quando você faz uma música tentando fazer algo ruim, às vezes você se surpreende com o resultado. Às vezes você faz música melhor tentando fazer algo ruim do que tentando fazer algo bom."
"No meu primeiro álbum solo", acrescentou, "'Niandra LaDes [and Usually Just a T-Shirt', de 1994] eu tentei escrever músicas boas, que eu achava que interessariam ao público da cena de que eu fazia parte, que era Fishbone, Red Hot Chili Pepper's, Jane's Addiction... Aquilo simplesmente não parecia natural para mim, então comecei a fazer músicas que eram esquisitas só para serem esquisitas, mesmo. Sabe, inspirado em Velvet Underground, Syd Barrett... Fazer as coisas que saíssem naturalmente, que eu não precisasse nem fazer esforço. Aí saíram coisas que eu curtia ouvir, e eu não aguentava ouvir as coisas que eu estava fazendo antes."
"É por isso que o ambiente, ou as pessoas em quem você pensa como público, às vezes te faz obter seu máximo criativo, mas às vezes é bom se desconectar totalmente daquilo. É algo que já tive que fazer várias vezes na minha vida para manter a criatividade fluindo", concluiu.
Atualmente em turnê mundial com o Red Hot, Frusciante parece estar mais empenhado que nunca em fazer seu melhor a cada show. Segundo seu colega Flea, ele passa umas cinco horas por dia se exercitando antes dos shows tocando o álbum "Blow By Blow", de Jeff Beck.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A curiosa lista de itens proibidos no show do Megadeth em São Paulo
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
A condição de Ricardo Confessori pra aceitar convite de Luis Mariutti: "Se for assim, eu faria"
Dez músicas clássicas de rock que envelheceram muito mal pelo sexismo da letra
A banda de abertura que fez Ritchie Blackmore querer trocar: "Vocês são atração principal"
Bangers Open Air inicia venda de ingressos para 2027; confira possíveis atrações
Astro de Hollywood, ator Javier Bardem fala sobre seu amor pelo Iron Maiden
O clássico lançado pelo Metallica em 1984 que revoltou os fãs: "Eles surtaram"
"Exageraram na maquiagem em nós": Chris Poland lembra fotos para álbum do Megadeth
A maior banda de hard rock dos anos 1960, segundo o ator Jack Black
A banda de metal que Lars Ulrich disse que ninguém conseguia igualar: "Atitude e vibração"
Guns N' Roses supera a marca de 50 shows no Brasil
Guns N' Roses encerra turnê no Brasil com multidões, shows extensos e aposta em novos mercados
Bloodbath e The Haunted se apresentarão no Brasil em setembro
10 músicas ligadas ao rock que entraram para o "Clube do Bilhão" do Spotify em 2026
Flea conta quais são os cinco baixistas que mais influenciaram sua carreira
Netflix resgata peça-chave do Red Hot Chili Peppers em documentário elogiado por Barcinski
25 hits do rock lançados nos anos 90 que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
John Frusciante: "Anthony Kiedis não sabe nada de música"
A excelente música do Red Hot Chili Peppers que é uma "coleção de lembranças"


