A teoria de Geezer Butler sobre o porquê do Black Sabbath ser uma banda de Heavy Metal
Por Bruce William
Postado em 01 de julho de 2023
A origem do gênero musical conhecido como Heavy Metal não pode ser atribuída exclusivamente a uma banda ou artista, e não existe uma resposta definitiva para essa questão. No entanto, muitos reconhecem o Black Sabbath como uma das primeiras bandas a explorar um som mais intenso e agressivo, que posteriormente se tornou característico do Heavy Metal.
Black Sabbath - Mais Novidades
E é exatamente isso que Geezer Butler pensa, conforme relatou aos ouvintes do "Trunk Nation With Eddie Trunk" do dia 28 de junho como ele se sente sendo considerado um dos criadores do heavy metal. A transcrição é do Blabbermouth.
"Eu me acostumei com isso. É apenas uma expressão, como qualquer outra. As pessoas tentam classificar todos os tipos de música, tentam colocá-la em uma categoria ou algo assim, e elas inventam todas essas coisas diferentes para chamá-la. Eu acho que nos chamaram de heavy metal porque éramos muito mais pesados do que a maioria das bandas de hard rock que existiam na época. Nós fomos um passo além do que qualquer outro, então eles não podiam chamar de 'rock pesado', daí eles chamaram de heavy metal".
Butler também reconheceu que o fato do Sabbath ser chamado de "heavy metal" está ligado ao fato de ele e seus colegas de banda terem crescido em Birmingham, Inglaterra, uma cidade conhecida por suas antigas áreas industriais sombrias e ruas frequentemente chuvosas. "Birmingham foi o primeiro lugar do mundo a ter fábricas, e fez parte da revolução industrial. Eram onde eram fabricados todos os carros, todas as munições, tanques e tudo mais, os armamentos da Segunda Guerra Mundial. Sempre foi uma parte industrial da Inglaterra. Acho que isso se traduziu no tipo de música que queríamos tocar".
Há pouco mais de um ano, também durante participação no "Trunk Nation With Eddie Trunk", Geezer disse que a primeira vez que ouviu o termo "heavy metal" relacionado ao Black Sabbath, ele estava sendo usado por um jornalista musical de forma depreciativa: "Quando estávamos em turnê nos Estados Unidos, acho que foi a segunda turnê nos Estados Unidos, li essa resenha onde o cara disse: 'Isso não é música. Parece um monte de metal pesado sendo esmagado junto'. De alguma forma, isso chegou à Inglaterra, e a partir daí foi como a coisa sarcástica que eles costumavam usar conosco - 'isso não é música, é um monte de metal pesado sendo esmagado'".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
"Comportamento de um ex-membro" impede Dave Mustaine de promover reunião do Megadeth
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Por que Dave Mustaine escolheu regravar "Ride the Lightning" na despedida do Megadeth?
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
A banda que Roger Waters e Eddie Van Halen colocaram no topo quando falam de rock
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026


O período da carreira do Black Sabbath que Tony Iommi considera caótico e frustrante
Como "Paranoid", do Black Sabbath, impactou o guitarrista Andreas Kisser
Geezer Butler e Tony Iommi homenageiam Ozzy Osbourne, que faria 77 anos nesta quarta-feira
Cozy Powell sugeriu "Satanic Verses" como nome de álbum do Black Sabbath
Camiseta oficial de Ozzy Osbourne zoa Roger Waters por fala que irritou a todos
Tony Martin diz que foi pego de surpresa ao ser dispensado do Black Sabbath para a volta de Dio
A música do Black Sabbath que "não tinha morte o suficiente", segundo Cozy Powell
Tony Iommi escolhe o maior guitarrista de todos os tempos; "meu ídolo"
O maior frontman de todos os tempos para Ozzy Osbourne; "é Deus pra mim"
Em 2000, Ozzy Osbourne e Tony Iommi gravaram com o Wu-Tang Clan
A pesada música "à lá Black Sabbath" do Kiss que traz o solo preferido de Ace Frehley


