Os outros significados da palavra "Angra", segundo o fundador Rafael Bittencourt
Por Gustavo Maiato
Postado em 08 de agosto de 2023
A banda Angra apresenta um nome que pode ser interpretado de diversas formas. Desde uma alusão à palavra "angry", do inglês, que significa "com raiva", até a deusa do fogo na mitologia tupi-guarani.
Durante episódio do Amplifica, Rafael Bittencourt comentou sobre outros significados da palavra "Angra" que se relacionam com culturas como egípcios e astecas.
"No Japão, a palavra ‘Angra’ eles pronunciam ‘Angorá’. Essa palavra aparece no Egito, entre os Astecas e em etnias indígenas no Brasil. Sempre é algo relacionado a entidades e espíritos. De diferentes maneiras, claro. Mas essa palavra tem um carma curioso, no mínimo. Não quero criar teorias malucas e extraterrestres, mas é interessante. Isso me fascina."
Vale lembrar que na mitologia persa também temos referência à palavra "Angra", conforme explica o Infopédia.
"Este deus do mal da mitologia persa também tinha o nome de Angra-Mainyu. Originou tudo o que de mau existia e o seu principal adversário era Ahura-Mazda no masdeísmo ou religião dualista (Bem contra o Mal) de Zoroastro. Este deus tinha os Daêvas para o ajudarem nas suas tarefas malignas, assim como os gênios maus, os Pairikâs, Yatus e Drujs".
Em outra ocasião, Rafael Bittencourt disse que já chegaram a criticar o nome "Angra". A matéria é de Igor Miranda.
"Quando batizei a então mais nova banda de heavy metal do Brasil, que venderia discos no exterior, como Angra, os fãs também falaram: 'pô, Angra, por que não é Dragon, Fire e sei lá o quê?'. Ou: 'que palavra mais comum'. Fui mostrar a força dessa palavra muito além dos estereótipos", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps