Como o Black Sabbath foi do céu ao inferno com o clássico "Sabbath Bloody Sabbath"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 01 de agosto de 2023
Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward. Esses quatro rapazes ingleses, integrantes da formação clássica da banda inglesa Black Sabbath, gravaram discos que mudaram para sempre a história do Heavy Metal. Um desses discos é "Sabbath Bloody Sabbath", lançado em dezembro de 1973.
Black Sabbath - Mais Novidades
Quinto registro da discografia do grupo inglês, "Sabbath Bloody Sabbath" é uma obra-prima do Heavy Metal e apresenta grandes clássicos, como "A National Acrobat", "Sabbra Cadabra" e obviamente, a faixa-título.
Geezer Butler, baixista da escalação original do Black Sabbath, falou sobre "Sabbath Bloody Sabbath" durante entrevista concedida à Classic Rock. Segundo o lendário músico, o período de gravação do disco foi muito bom, como é possível conferir a seguir.
"O mais feliz que senti foi quando fizemos o álbum ‘Sabbath Bloody Sabbath’, em 1973. Todos nós tínhamos dinheiro, estávamos fazendo turnês com ingressos esgotados, nos estabelecemos em todo o mundo. Tudo estava indo muito bem e adoramos escrever aquele álbum. Queríamos avançar musicalmente. Nós nos divertimos muito fazendo o disco também. E então, tudo desmoronou."
Tudo começou a desmoronar
A fase do Black Sabbath que era muito boa, mudou completamente, por conta de problemas com o empresário do grupo na época, Patrick Meehan.
"Implacavelmente, ficávamos pedindo ao nosso empresário na época para ver nossas contas. Sabíamos que estávamos ganhando mais do que nos diziam. Claro, nunca conseguimos as contas, então decidimos nos livrar dele. Isso foi muito mais fácil dizer do que fazer. Advogados foram envolvidos", relembrou Geezer Butler.
Os problemas que o Black Sabbath passava na época interferiram diretamente na gravação de "Sabotage", álbum que foi lançado em julho de 1975.
"Começamos a fazer o álbum ‘Sabotage’, mas havia todas essas ações judiciais acontecendo. Estávamos no estúdio gravando e as pessoas apareciam para nos levar intimações e mandados. Diariamente. Levamos dez meses para fazer o álbum por causa de todos os negócios. Não tínhamos ideia do que estava acontecendo."
O começo do fim
Infelizmente, a situação tenebrosa vivida pelo Black Sabbath durante as gravações de "Sabotage", representou o início do fim da formação clássica do quarteto mais influente do Heavy Metal.
"E esse foi o começo do fim para aquela formação da banda. Tivemos que pagar o empresário - um milhão de dólares dos adiantamentos para nossos futuros álbuns. Portanto, não íamos ganhar dinheiro com eles. Foi tudo demais. Isso nos matou", finalizou Geezer.
No final das contas, o Sabbath conseguiu superar as adversidades e gravou "Sabotage", um de seus trabalhos mais pesados e agressivos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps