A principal diferença entre Barão Vermelho e outras do rock 1980, segundo Guto Goffi
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de setembro de 2023
A cena do rock nacional dos anos 1980 produziu bandas icônicas como Barão Vermelho, Titãs, Paralamas do Sucesso, Biquini Cavadão, Engenheiros do Hawaii e Legião Urbana. Em entrevista ao Corredor 5, Guto Goffi, baterista do Barão, explicou qual o diferencial do som do grupo que já teve vocalistas como Cazuza e Frejat para as outras da cena.
Barao Vermelho - Mais Novidades
"Entendi a urgência do punk e como ele se encaixou no comportamento da sociedade mundial. Nirvana, posteriormente, retomou essa energia na mesma linha dos Sex Pistols, o que acho interessante. O Barão Vermelho, por sua vez, tem uma abordagem musical um pouco diferente em relação ao restante do rock brasileiro. Enquanto a cena de rock brasileira se inspirou muito em Sex Pistols, The Clash e The Damned, o Barão tinha uma conexão com a música negra, o blues e o rock and roll. Isso, acredito, trouxe uma diferenciação em nossa maneira de tocar em comparação com outras bandas brasileiras".
Álbuns essenciais do rock nacional anos 1980
Ainda sobre o tema das banda de rock nacional dos anos 1980, o jornalista musical Regis Tadeu comentou, em entrevista a Gustavo Maiato, quais são os cinco maiores discos daquela época na sua opinião.
"Vamos lá. Eu diria o ‘Jesus Não Tem Dentes no País do Banguelas’. Todo mundo acha que vou falar do ‘Cabeça Dinossauro’, mas para mim é o ‘Jesus’. O disco da Patrulha do Espaço de capa branca, que tem ‘Columbia’. Se chama ‘Patrulha do Espaço’ também.
O ‘Passo do Lui’, dos Paralamas do Sucesso, o ‘Maior Abandonado’, do Barão Vermelho e o ‘Pânico em SP’, dos Inocentes. São discos bem diversificados que oferecem um panorama legal para quem não conhece nada daquela época. Tem outras coisas muito boas, como RPM e Zero. Tem o ‘Concreto Já Rachou’, da Plebe Rude, que é essencial também".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
A criança que irritou Joey Ramone a ponto de inspirar um clássico dos Ramones
U2 volta ao Brasil no início de 2027, diz portal de notícias
As quatro bandas que Dave Mustaine incluiria em um novo Big Four
A espécie de "Massacration europeu" com quem Bruno Sutter quer dividir o palco
A formação do Black Sabbath que não funcionou, na opinião de Geezer Butler
Os dois piores álbuns da discografia do Kiss segundo seu vocalista Paul Stanley
A música que David Gilmour vetou na reunião histórica do Pink Floyd
Regis Tadeu elege melhores e piores shows do primeiro fim de semana do Rock in Rio 2026
O disco da "fase John Bush" que é o preferido de Scott Ian, guitarrista do Anthrax
John Baizley (Baroness) fará a próxima tour do Mastodon como membro convidado
A regra de vida que Mick Jagger achava que poderia ter mantido os Beatles juntos
65 grandes músicas gravadas por Dave Mustaine, que completa 65 anos neste domingo
O disco do Iron Maiden com Blaze Bayley que a Metal Hammer considera "metade de um clássico"
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 2000 e 2020, segundo a Metal Hammer

Marcelo D2: "Via Ratos de Porão e Cólera mais como alternativa que Titãs e Barão"
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
O dia que Faustão alfinetou Barão Vermelho e Cazuza no programa Perdidos na Noite
Os 10 maiores discos de estreia do rock nacional de todos os tempos


