Como foi pensada a lendária introdução de "Pro Dia Nascer Feliz", segundo Guto Goffi
Por Gustavo Maiato
Postado em 17 de setembro de 2023
A música "Pro Dia Nascer Feliz" é um dos grandes clássicos do rock nacional de todos os tempos e retrata a vida de festa e curtição que o Barão Vermelho levava no início dos anos 1980.
Barao Vermelho - Mais Novidades
Em entrevista ao Corredor 5, o baterista Guto Goffi relembrou histórias sobre essa composição. Ele disse que a proposta de fazer um disco mais "certinho" influenciou na sonoridade e isso pode ser ouvido na introdução desse hit icônico.
"Esse disco ‘Barão Vermelho 2’ foi feito todo dentro do andamento, de maneira bem profissional. A gravadora esperava isso de nós. Eu gravei com click, as partes todas certinhas e bonitinhas. A mixagem foi perfeitinha. Aí sim pararam de implicar com a gente. Praticamos muito e foi natural. No estúdio, botamos uma bateria eletrônica para marcar o tempo. Você repara isso na introdução de ‘Pro Dia Nascer Feliz’. Ela é tipo: ‘Pan tu tu tu tu pan! Tu tu tu pan pan pan!’. Ou seja, é tudo meio no contratempo. É uma linguagem de frevo, sincopada. Nós nos damos bem por causa dessa precisão que buscávamos".
Curiosidades sobre "Pro Dia Nascer Feliz"
"Pro Dia Nascer Feliz" estourou um pouco antes na voz de Ney Matogrosso. O que poucos sabem é que Cazuza quase recusou a proposta de seu amigo de gravar o clássico. Ney comentou sobre isso em entrevista ao Corredor 5.
"O Cazuza me deu o disco. Aí eu fui para casa ouvir. Eu estava gravando meu disco. Eu acordei cedo e pensei: ‘Preciso ir na casa do Cazuza’. A gente morava perto, ali no alto Leblon. Cheguei lá e a empregada disse que ele estava dormindo. Eu falei que precisava muito falar com ele. Fui lá no quarto dele, entrei e me joguei em cima dele. Falei: ‘Acorda, Cazuza!". Ele se assustou e perguntou o que eu estava fazendo lá. Eu falei para ele acordar para ganhar dinheiro. Eu disse que queria gravar a música ‘Pro Dia Nascer Feliz’.
Ele falou que não podia, porque essa seria a música de trabalho do Barão Vermelho. Eu expliquei que seria a música deles e a minha também. Meu disco já estava saindo. O deles já tinha saído, mas não estava tocando em nenhum lugar. Então consegui convencer e gravei. Aí estourou no rádio imediatamente. No que a minha gravação estourou, a do Barão começou a tocar. Eles não tocavam no rádio. Nunca entendi o motivo. Mas aí começou a tocar as duas ‘Pro Dia Nascer Feliz’. Ambas as versões tocavam noite e dia!"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que o Cream odiava: "Sempre foram uma porcaria e nunca serão outra coisa"
Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
Iron Maiden fará show em Curitiba na turnê de 50 anos "Run For Your Lives"
O álbum do Iron Maiden eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos
A condição imposta por Ritchie Blackmore para voltar aos palcos
Atual guitarrista considera "Smoke on the Water" a música mais difícil do Deep Purple
A música "pop genérica" de um disco clássico do Jethro Tull que incomoda Ian Anderson
O melhor cantor de blues de todos os tempos, segundo Keith Richards
A banda dos anos 80 que Ozzy até gostava, mas ouviu tanto que passou a odiar
Ouça Brian May (Queen) em "Eternia", da trilha de "Mestres do Universo"
Megadeth, Pepeu Gomes e a mania do internauta achar que sabe de tudo
As 5 músicas pesadas preferidas de Mille Petrozza, frontman do Kreator
"Seria um idiota se aceitasse": guitarrista descarta retorno ao W.A.S.P.
A morte de Chico Science e as dúvidas que ainda cercam o acidente, segundo Júlio Ettore
O baterista que Neil Peart achava estar longe demais para alcançar

O artista do rock nacional que viu Ozzy Osbourne de cuecas no Rock in Rio de 1985
Os astros do rock nacional que contribuíram com disco de Xuxa
O maior álbum de rock nacional de todos os tempos, segundo Dé do Barão Vermelho
Barão Vermelho celebra reencontro histórico em turnê que percorre o Brasil em 2026
A corretíssima exigência que Frejat impôs para gravar álbum do Barão Vermelho
Roberto Frejat diz que suas parcerias com outros músicos deixavam Cazuza com ciúmes


