Ouça incrível voz de "Hotel California", clássico dos Eagles, de forma isolada
Por Gustavo Maiato
Postado em 14 de setembro de 2023
Don Henley, Glenn Frey e Bernie Leadon, os três principais compositores da formação clássica dos Eagles, conquistaram destaque no início da década de 1970 com um estilo popular de música rock com influências country.
Apesar do sucesso incontestável da banda após "One of These Nights", de 1975, Leadon decidiu deixar o grupo, fugindo dos holofotes intrusivos. Por muito tempo, acredita-se que Leadon tenha saído porque estava insatisfeito com a gradual transição da banda do country para o pop rock. No entanto, ele negou que esse fosse o caso em uma entrevista de 2013 à Rolling Stone (via Far Out).
"Isso é uma simplificação excessiva", retrucou quando questionado sobre o assunto. "Isso implica que eu não tinha interesse em rock ou blues ou qualquer coisa além do country rock. Isso simplesmente não é verdade. Eu não tocava apenas Fender Telecaster. Eu tocava uma Gibson Les Paul, e eu gostava de rock 'n' roll. Isso é evidente nos primeiros álbuns."
Após a saída de Leadon, os Eagles trouxeram Joe Walsh, ex-membro do James Gang, como substituto. Com a nova formação, a banda alcançou novos picos de popularidade com o quinto álbum, 'Hotel California', lançado em dezembro de 1976. O álbum foi impulsionado nas paradas pelo single homônimo, que alcançou o primeiro lugar na Billboard Hot 100 dos EUA no ano seguinte.
Walsh, o novo integrante da banda, foi responsável pela memorável parte de arpejo descendente de guitarras no final da música, mas não recebeu créditos de composição no lançamento. Em vez disso, os créditos foram compartilhados pelos principais compositores Henley, Frey e Don Felder.
Henley, que ajudou a desenvolver o conceito lírico e o tema mais amplo explorado em todo o álbum, descreveu o significado da música. "Basicamente, é uma música sobre o lado sombrio do sonho americano e sobre o excesso na América, algo que conhecíamos muito bem", ele disse ao programa 60 Minutes em 2002.
Contribuindo para uma matéria da Rolling Stone em 2005, Henley acrescentou: "Éramos todos filhos de classe média do Meio-Oeste. 'Hotel California' era a nossa interpretação da alta vida em Los Angeles."
O tom geralmente positivo dos instrumentais da música é contrastado com a natureza mais angustiante das letras. Mesmo ao ouvir o refrão, a faixa parece amigável, mas nos versos finais, o hotel assume um tom sombrio com um aviso final: "'Relaxe', disse o homem da noite, 'Estamos programados para receber / Você pode fazer check-out a qualquer hora que quiser / Mas você nunca poderá sair'". Ouça as vozes isoladas do maior sucesso dos Eagles abaixo.
O significado de "Hotel California"
Em artigo publicado no Whiplash.Net assinado por Maximiliano P., são explicados alguns dos significados por trás da letra do hit "Hotel California".
Através de toda a canção, fica evidente a inquietação dos Eagles em relação ao preço a pagar pela facilidade de alcançar certas coisas. O conflito entre a sedução das tentações e o caminho sem retorno ao qual elas inevitavelmente conduzem é claramente retratado. A letra menciona banquetes, mulheres, flores e abundância, mas também questiona se tudo isso é o paraíso ou o inferno.
O desconforto do compositor com a "prisão", simbolizada pelo "Hotel California", onde as celebridades são aprisionadas quando alcançam o auge de suas carreiras, seja relacionado às drogas, ao álcool, às mulheres ou ao próprio mundo do show business, parece ser sintomático. Talvez a música tenha sido um momento de reflexão profunda da banda sobre o alto custo, para eles, do lado dourado da fama e do sucesso.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps