Angus Young sobre Ramones nos anos 70: "Lembrou minha primeira banda, aos 12 anos"
Por André Garcia
Postado em 30 de outubro de 2023
Formado em 1974, quando o rock estava no auge de sua pretensão e complexidade, os Ramones o tornaram novamente divertido e acessível. Embora jamais tenham feito lá um grande sucesso comercial, exerceram grande influência sobre muitas outras bandas que chegaram ao estrelato — nomes de U2 a Metallica, passando por Green Day e Red Hot Chili Peppers.
Hoje em dia, mais de um quarto de século após seu fim, os Ramones são considerados um dos mais importantes nomes do rock norte-americano. Na década de 70, por outro lado, muitos torciam o nariz para sua proposta musical. Tanto que nos Estados Unidos por anos rádios se recusavam a tocar com a justificativa de que aquilo "não era música".
Quem também não curtia eles nem um pouco, pelo menos não naquela época, era Angus Young. Quando jovem, o guitarrista era invocado e tinha a língua afiada. Conforme publicado pela Rock Celebrities, em algum ponto da segunda metade da década de 70 ele declarou...
"Você tem os Ramones e esses caras, todos estão tentando fazer algo como o Small Faces. Não sei se você se lembra de quando Steve Marriott subia ao palco, escarrava, cuspia na mão e passava em alguém; geralmente um c*zão, jogando cerveja na plateia e essas coisas. Eles podem fazer tudo isso — é muito fácil ir lá e fazer tudo isso —, mas eles não sabem tocar."
"Todo mundo sabe que naquela época Steve Marriott sabia cantar, e a banda, o Small Faces, sabia tocar. Bem, as bandas de hoje não sabem tocar e não sabem cantar. Elas não têm nada a oferecer além da parte visual. Ramones, eu ouvi só uma vez. Ouvi uma música, e não me fez nada. Me lembrou a primeira banda em que já estive, tenho certeza de que até aquilo era melhor, e olha que foi quano eu tinha 12 anos."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps