O motivo que fez Syd Barrett detestar inicialmente a música de David Bowie
Por Gustavo Maiato
Postado em 26 de outubro de 2023
Provavelmente, não haveria David Bowie como o conhecemos hoje sem o Pink Floyd ter vindo primeiro. Ao longo de seu tempo como um dos gênios do rock artístico residentes, Bowie seria influenciado pelos primeiros dias do Pink Floyd, ficando encantado com a forma como Syd Barrett se comportava no palco. Embora Barrett tenha interagido apenas com o mundo exterior nos primeiros anos da década de 1970, ele achava que a abordagem de Bowie à música não era do seu gosto.
Pink Floyd - Mais Novidades
Por outro lado, Barrett era praticamente o padrinho do que Bowie queria fazer. Anos antes de músicas como 'Space Oddity', hits de Barrett em "The Piper at the Gates of Dawn" criavam imagens abstratas na mente do ouvinte de uma música para a próxima. Embora Bowie estivesse experimentando várias músicas artísticas na época, os sons de seu álbum de estreia começaram a mudar assim que ele ouviu Barrett pela primeira vez.
Ao falar sobre ouvir Barrett, Bowie sabia que havia encontrado sua vocação, expandindo os limites do rock and roll, dizendo (via Far Out): "Syd foi uma grande inspiração para mim. As poucas vezes que o vi se apresentar em Londres nos clubes UFO e Marquee durante os anos 60 sempre estarão gravadas em minha mente."
Empunhando um violão e cantando sobre as maravilhas das viagens espaciais, 'Space Oddity' se tornaria uma parte fundamental do som de Bowie, capturando sua ética de buscar novas terras musicalmente. Embora Bowie estivesse em ascensão na época, Barrett achava que sua música não valia a pena.
Relembrando seu tempo com o Pink Floyd, o jornalista Chris Welch lembrou-se de Barrett ter desdém pelo que Bowie representava, lembrando: "Eu fiz uma sessão às cegas com ele e toquei todos os discos e singles mais recentes. Toquei David Bowie, e ele odiou. Ele disse: 'Isso é terrível; eu odeio isso!' Isso me surpreendeu".
Por outro lado, talvez Bowie tenha acertado em cheio demais para o gosto de Barrett. Nos próximos anos, o vocalista se tornaria mais insensível à música que estava tocando, com dificuldades para segurar sua palheta e ensaios se tornando cada vez mais difíceis. No momento em que Bowie começou a gravar seu nome na história do rock, Barrett já havia desaparecido lentamente enquanto lutava contra problemas de saúde mental.
Mesmo que a banda tenha continuado sem Barrett como uma das bandas fundadoras do rock progressivo, Bowie pensava que eles haviam perdido algo quando o vocalista partiu. Em vez de uma abordagem lúdica do rock and roll, a banda de repente mergulhou em território sério, transformando as bases do rock em algo que soava como a música mais angustiante do mundo.
Embora Bowie possa ter se afastado do Pink Floyd naquela época, nada quebraria seu amor pelo trabalho inicial da banda. Quando sua gravadora precisou de mais um álbum para cumprir um contrato com o mercado americano, Bowie pôde assumir o papel de seu mentor de composição no álbum "Pin Ups", oferecendo sua interpretação de rock artístico da música 'See Emily Play'. Embora Barrett possa não ter ouvido o que Bowie era capaz naquela época, 'The Starman' continuou a carregar o senso de criatividade desenfreada de Barrett em cada disco que ele fez.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Janela de transferências do metal: A epopeia do Trivium em busca de um novo baterista
A melhor música do melhor disco do AC/DC, segundo o Heavy Consequence
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Regis Tadeu toma partido na briga entre Iron Maiden e Lobão: "Cafona para muitos"
Bryan Adams fará shows no Brasil em março de 2026; confira datas, locais e preços
O rockstar brasileiro que até as músicas ruins são divertidas, segundo Regis Tadeu
Slash quebra silêncio sobre surto de Axl Rose em Buenos Aires e defende baterista
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden


3 bandas clássicas que felizmente mudaram de nome antes de fazer sucesso
O álbum do Pink Floyd que David Gilmour acabou detestando por causa do Roger Waters
David Gilmour responde se voltará a trabalhar com Roger Waters no Pink Floyd
O famoso solo que David Gilmour jamais começa diferente; "Parece tolice não fazer isso!"
Os 11 álbuns prog preferidos de Geoff Downes, tecladista do Yes e Asia
O álbum do Pink Floyd que sempre deixou um gosto de arrependimento em David Gilmour
Os 12 dias em que o Pink Floyd foi um quinteto
Roger Waters sobre Nobel da Paz: poderia ter sido dado a Donald Trump, não seria menos absurdo
Roger Waters explica porque deixou o Floyd, porque regravou o DSOTM e porque ele é assim


