O pior álbum de Elton John, segundo seu parceiro Bernie Taupin
Por André Garcia
Postado em 24 de outubro de 2023
Após Lennon e McCartney, no começo dos anos 60, diversas outras duplas de compositores surgiram e fizeram muito sucesso. Uma delas foi o pianista Elton John e o letrista Bernie Taupin, que juntos foram responsáveis por diversas canções que estão entre as mais populares do século.
A parceria chegou a seu auge em "Goodbye Yellow Brick Road" (1973), mas a partir dali, conforme o ego e o consumo de drogas de Elton saía de controle, eles foram entrando em conflito e se afastando. No final da década de 70, foi surgindo o desejo mútuo de trabalhar com outras pessoas. Taupin começou a colaborar com Alice Cooper, provocando ciúmes no pianista.
Os dois romperam, mas de tempos em tempos retomavam a parceria. Um exemplo foi o álbum "Made in England" (1995), onde a coisa fluiu de forma harmônica e produtiva. No álbum seguinte, entretanto, conforme publicado pela Far Out Magazine, a coisa azedou. Elton John em sua autobiografia relembrou que Bernie detestou o "The Big Picture" (1997), cuja produção orquestrada considerou fria, exagerada e pouco inspirada:
"Ele odiava tudo a respeito deste álbum: as músicas, as letras, a produção, o fato de termos gravado na Inglaterra e ele ter que viajar dos Estados Unidos... O resultado final, na opinião dele, foi um amontoado de coisas clínicas, entediantes e medíocres."
Para piorar, por ter passado por um difícil divórcio na época, o processo foi particularmente doloroso para ele. As letras mexeram com sentimentos nos quais ele ainda não estava pronto para mexer.
Apesar disso, o álbum foi relativamente bem-sucedido, tendo vendido um milhão de cópias nos Estados Unidos e mais um milhão na Europa. Seus singles incluem uma parceria com Luciano Pavarotti em "Live Like Horses" e uma nova versão de "Candle in the Wind".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps