Marty Friedman reflete sobre como desenvolver sua própria personalidade na guitarra
Por André Garcia
Postado em 21 de outubro de 2023
Desde seu surgimento, lugar de fazer rock era no estúdio e no palco. Com o surgimento da pandemia, que impôs a todos dois anos de confinamento em casa, surgiu uma nova geração de músicos cujo palco eram as redes sociais. No Tik Tok, principalmente, jovens guitarristas extremamente rápidos e técnicos se proliferaram.
O problema é que a grande maioria deles, por trás da pirotecnia, soam todos iguais uns aos outros. E não sou eu que estou afirmando isso, e sim Marty Friedman — o mais querido na extensa lista de ex-guitarristas do Megadeth. Conforme publicado pela Blabbermouth, em recente entrevista para Nick Bowcott, ele refletiu sobre como buscar sua própria identidade na guitarra, e desaconselhou o caminho seguido pelos fritadores do Tik Tok.
"Uma coisa é praticar — a prática é, obviamente, extremamente importante. Mas também pensar por si mesmo: 'Por que estou fazendo isso? Para que estou fazendo música? O que tenho a dizer? O que quero dizer? Qual será minha expressão?' E não é necessário ter tudo planejado de uma vez só; você aprende à medida que avança. A coisa muda conforme você avança. Mas acho que muitos jovens se beneficiariam de saber que não precisam ser tecnicamente perfeitos como o novo cara do TikTok, que é incrível. O que você precisa é ser exatamente você mesmo, o que deseja representar."
"Me parece que muitos veem o cara que praticou com o metrônomo por meses, anos, e toca aquelas notas impecáveis a 200 batidas por minuto e dizem: 'É isso que quero fazer.' E se esse é seu objetivo, tudo bem, mas você não vai obter conselhos muito bons de mim para isso. Porque é muito simples fazer isso. É muito, muito simples: basta pegar qualquer coisa e praticar. O que você e eu estamos discutindo hoje é como desenvolver sua própria voz sobre os mesmos acordes que todo mundo usa. Todo mundo usa lá, todo mundo usa fá, todo mundo usa mi… Então como você faz? Você simplesmente tenta muitas coisas diferentes, e tem que decidir por si mesmo 'Eu gosto disso.'"
"Só existe um de você. Cada pessoa é um indivíduo. Cada pessoa tem algo dentro de si que é diferente da outra pessoa. Muitos desses guitarristas [de Tik Tok] soam iguais. Bem, é porque eles estão aprendendo da mesma forma. Eles estão aprendendo só teoria, estão aprendendo com professores de guitarra preguiçosos, estão tudo aprendendo técnicas, truques, sweep picking, e tapping e tudo mais. É o mesmo que todo mundo está aprendendo. Portanto, em algum momento, você tem que decidir, em nos menores dos detalhes, quais dessas coisas você realmente quer representar a si mesmo. Acho que eu provavelmente já disse isso mil vezes."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps