A canção dos Foo Fighters que Dave Grohl acredita que os fãs detestam
Por Gustavo Maiato
Postado em 17 de outubro de 2023
Nem toda música consegue agradar todos os fãs ao redor do mundo. Mesmo que todo artista tente agradar o público que vem vê-los, muitas vezes um álbum, uma música ou um trecho musical não se encaixa no que os fãs acham que deveria soar. Embora seja difícil negar a simpatia por Dave Grohl, até mesmo ele admite que existem umas música dos Foo Fighters não são para todos.
A verdade é que Grohl nunca estava procurando fazer música para agradar alguém em particular ao iniciar seu novo projeto. Formado a partir das cinzas do Nirvana, metade da razão pela qual o Foo Fighters começou foi para Grohl gravar músicas que ele queria ouvir, fazendo o álbum de estreia da banda em alguns dias para ajudar a seguir em frente de sua antiga banda.
No entanto, uma vez que o disco começou a decolar, Grohl precisou formar uma banda para levá-lo adiante, trazendo velhos amigos como Pat Smear e rostos novos como Nate Mendel. Embora tenha sido torturante terminar o segundo álbum, "The Colour and the Shape", Grohl finalmente encontrou uma dinâmica que funcionou quando Taylor Hawkins e Chris Shiftlett se juntaram à banda.
Ao longo dos anos 2000, a banda continuou a crescer, com quase todos os álbuns tendo uma música que figurou nas paradas. Embora "Echoes Silence Patience Grace" tenha marcado o momento em que a banda abraçou o lado claro e escuro de seu som, também foi o momento em que o grupo montou seu primeiro álbum de melhores sucessos.
Assim como todos os maiores sucessos antes, Grohl foi encarregado de escrever uma nova música para o projeto, como se estivesse escrevendo o próximo grande sucesso para a banda. Pegando alguma inspiração de Tom Petty, 'Wheels' se tornaria outro enorme sucesso para a banda, apresentando uma progressão de acordes envolvente e parecendo que a banda está voando pelo ar enquanto a música toca.
Mesmo que Grohl estivesse orgulhoso da música, ele admitiu livremente que a música não é o que os fãs tradicionais viriam procurar nos Foo Fighters, dizendo (via Kark Post): "Você faz uma música como 'Wheels' e as pessoas dizem: 'Sério? Isso são os Foo Fighters?' As pessoas ficam todas assustadas. 'Ah não, é essa a direção que eles estão tomando?' É uma daquelas músicas que nossos maiores fãs detestam. Gosto que tenhamos músicas que muitas pessoas diferentes gostam ou não gostam".
Apesar do ritmo contagiante da música, é fácil entender de onde Grohl está vindo ao falar sobre a queda na base de fãs. Ao contrário de singles como 'All My Life' ou 'Best of You', o ritmo moderado e os acordes abertos fazem parecer que a música nunca sai verdadeiramente da primeira marcha, sempre construindo antes de cair novamente.
Enquanto a música proporcionou uma boa peça de entretenimento para colar em uma coletânea de melhores sucessos, a banda foi um pouco irregular com a música, tocando-a esporadicamente ao longo de sua carreira, dependendo de como estão se sentindo. Mesmo que os Foo Fighters tenham sua própria identidade como a banda de rock definitiva da era moderna, esta foi a primeira vez que eles mergulharam no território do 'rock de pai'.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps