Para vocalista do Pixies "Na era da internet, o rock foi derrubado de seu pedestal"
Por André Garcia
Postado em 16 de outubro de 2023
Em 1986, quando o Pixies foi formado, o rock ainda era o gênero mais popular do planeta, atrás apenas do elástico e abrangente pop. Dire Straits, Van Halen, The Cure, Bon Jovi, Ozzy Osbourne, Genesis, Queen, U2, Aerosmith, Iron Maiden... eram muitas as bandas que estavam fazendo um tremendo sucesso, lotando estádios pelo mundo.
Em 2022, quando o vocalista do Pixies, Frank Black (ou Black Francis, dependendo do humor dele), deu uma entrevista a Gary Ryan para a NME, a situação já era totalmente diferente. A partir dos anos 90, o rock foi cada vez mais ficando em segundo plano e perdendo espaço para gêneros como o hip hop.
"Na era da internet, o rock foi derrubado de seu pedestal", cravou. "O pessoal simplesmente não precisa mais dele tanto assim, não é mesmo? Pelo menos não em comparação a como costumavam, pelo menos na época que eu era criança. Ele não é mais tão laureado, e não tem mais o mesmo destaque cultural. O que é bom. Isso é o show business. Agora ele tem que competir com outras coisas."
"Meus filhos estão plugados na matrix de seus telefones e ouvem o que quiserem: uma hora estão ouvindo K-pop, a seguir Fats Waller — eles não estão comprometidos com apenas uma banda ou um gênero. Quando você tem um arquivo digital no seu telefone, é: 'ótimo, entramos na toca do coelho [branco]!' Mas é só quando você sai do mundo digital e encontra algo em uma loja de discos que não está disponível online que a coisa parece exclusiva para você, e mágica."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps