Geddy Lee relembra o álbum do Rush que deu mais trabalho para gravar
Por André Garcia
Postado em 30 de novembro de 2023
Um filme ou álbum demanda tanto tempo dos atores, músicos e diversos profissionais que trabalharam na produção, que é como se cada minuto de obra consumisse horas e horas. Produção artística é a arte de transformar muitas horas em alguns minutos.
Rush - Mais Novidades
Apesar disso, a gravação de um álbum não só consome muito tempo, como pode ser um processo moroso, por diversos fatores. No caso do Rush, com uma discografia de 20 álbuns, é natural que alguns tenham sido mais difíceis que outros. Em entrevista para a Vulture, Geddy Lee relevou o álbum que considera ter sido o mais difícil de gravar.
"Vapor Trails foi um álbum muito, muito difícil de fazer, porque foi meio que uma reunião após as tragédias de Neil em 1997 — em questão de um ano ele perdeu a filha adolescente de acidente e a esposa de câncer. [...] Nos instalamos em um estúdio por quase um ano e construímos um ambiente de trabalho para que Neil se sentisse à vontade para se reintroduzir à bateria e sua forma de tocar sem sentir que todos estavam o observando."
"Como já fazia muito tempo que não compúnhamos juntos, as ideias surgiam lentamente, e as primeiras não foram satisfatórias. Tivemos que nos esforçar e descartar as ideias ruins. Ficamos meio paranóicos quando finalmente tivemos uma ótima ideia, porque queríamos gravá-la e mantê-la. Estávamos nervosos de que não conseguiríamos reproduzi-la se começássemos a regravar do zero."
"Tinha tanta interferência emocional e medo que todo o processo se tornou muito longo e impregnado de paranoia. Quando reunimos todas aquelas músicas com as quais ficamos muito felizes, elas tinham várias fontes diferentes. Algumas eram jam sessions que mantivemos na fita e nunca refinamos sonoramente, [então] quando chegamos na mixagem, foi problemático. Foi difícil porque muitos dos sons deste álbum, tão denso, não foram gravados da forma ideal."
"Acabou virando uma tarefa impossível conseguir fazer o álbum soar como queríamos. Esgotamos nosso engenheiro original e co-produtor, e tivemos que trazer outra pessoa para nos ajudar a terminar. Foi realmente uma f*da para fazer. Bota f*da nisso."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
Membros do Green Day respondem quem inspirou o clássico "American Idiot"
A canção barra pesada demais para as lojas que os Rolling Stones decidiram bancar
Ringo Starr reflete se ele tocava melhor nas composições de John Lennon ou de Paul McCartney
Lançada "The Vanishing", música do Mastodon que conta com participação de Geezer Butler
O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd
A banda mais cool dos EUA dos anos 1970, segundo Slash do Guns N' Roses
Tears for Fears anuncia reedição deluxe do álbum "The Seeds of Love"
Black Sabbath relança seus dois primeiros álbuns em fitas de rolo
Guitarrista do Accept diz que quem sai da banda "geralmente desaparece"
Os 20 piores discos da história do rock and roll, segundo a Classic Rock
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O baterista amigão que Phil Collins admite ser tecnicamente muito superior a ele
As três músicas que resumem as três diferentes fases do Pink Floyd

O hit que prova importância de John Paul Jones no Led Zeppelin, segundo Geddy Lee
12 bandas que já adiaram ou cancelaram shows por motivo de saúde em 2026
Geddy Lee explica onde foi superado por músico do Angine de Poitrine
Mike Portnoy foi assistir ao Rush e publicou suas impressões online
A banda dos anos 90 que Geddy Lee acredita que terá músicas lembradas para sempre
A banda que entregou a Neil Peart tudo o que ele queria encontrar na bateria
O clássico do progressivo que fez Geddy Lee querer levar o Rush a caminhos mais ambiciosos
A música do Rush que Neil Peart considerava um passo importante na história da banda
Após 40 anos, apareceu quem colocou o Rush na abertura do MacGyver no Brasil
Cinco trios que marcaram a história do rock
O álbum do Rush que Derrick Green mais gosta (e o que mais odeia)


