Geddy Lee relembra o álbum do Rush que deu mais trabalho para gravar
Por André Garcia
Postado em 30 de novembro de 2023
Um filme ou álbum demanda tanto tempo dos atores, músicos e diversos profissionais que trabalharam na produção, que é como se cada minuto de obra consumisse horas e horas. Produção artística é a arte de transformar muitas horas em alguns minutos.
Rush - Mais Novidades
Apesar disso, a gravação de um álbum não só consome muito tempo, como pode ser um processo moroso, por diversos fatores. No caso do Rush, com uma discografia de 20 álbuns, é natural que alguns tenham sido mais difíceis que outros. Em entrevista para a Vulture, Geddy Lee relevou o álbum que considera ter sido o mais difícil de gravar.
"Vapor Trails foi um álbum muito, muito difícil de fazer, porque foi meio que uma reunião após as tragédias de Neil em 1997 — em questão de um ano ele perdeu a filha adolescente de acidente e a esposa de câncer. [...] Nos instalamos em um estúdio por quase um ano e construímos um ambiente de trabalho para que Neil se sentisse à vontade para se reintroduzir à bateria e sua forma de tocar sem sentir que todos estavam o observando."
"Como já fazia muito tempo que não compúnhamos juntos, as ideias surgiam lentamente, e as primeiras não foram satisfatórias. Tivemos que nos esforçar e descartar as ideias ruins. Ficamos meio paranóicos quando finalmente tivemos uma ótima ideia, porque queríamos gravá-la e mantê-la. Estávamos nervosos de que não conseguiríamos reproduzi-la se começássemos a regravar do zero."
"Tinha tanta interferência emocional e medo que todo o processo se tornou muito longo e impregnado de paranoia. Quando reunimos todas aquelas músicas com as quais ficamos muito felizes, elas tinham várias fontes diferentes. Algumas eram jam sessions que mantivemos na fita e nunca refinamos sonoramente, [então] quando chegamos na mixagem, foi problemático. Foi difícil porque muitos dos sons deste álbum, tão denso, não foram gravados da forma ideal."
"Acabou virando uma tarefa impossível conseguir fazer o álbum soar como queríamos. Esgotamos nosso engenheiro original e co-produtor, e tivemos que trazer outra pessoa para nos ajudar a terminar. Foi realmente uma f*da para fazer. Bota f*da nisso."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
O clássico de Bon Scott que Brian Johnson nunca quis cantar no AC/DC
Masters of Voices reúne quatro gerações do rock e heavy metal na América do Sul e no Brasil
Live anuncia dois shows no Brasil para o mês de setembro
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
Os cinco maiores álbuns da história do rock progressivo
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
Geoff Tate não considerou chamar outros ex-Queensryche para "Operation: Mindcrime III"
A música do Pink Floyd que Roger Waters detestou e David Gilmour transformou num clássico
Primeira música que o Trivium tocou ao vivo foi um clássico do Slipknot
Malevolent Creation celebra 35 anos de "The Ten Commandments" em São Paulo
Steve Harris aponta a música ideal para apresentar o Iron Maiden a quem nunca ouviu a banda
Fugindo do óbvio: 5 artistas fora do radar para quem cansou da mesmice


O gênero que Neil Peart não compreendia e não queria ver associado ao Rush
Geddy Lee presta atenção nos "álbuns esquisitos" de suas bandas preferidas
A banda que Lemmy sabia que o Motörhead jamais deveria tentar ser
O álbum que quase quebrou o Rush, e fez a banda mudar tudo a partir dali
A música do Rush que é a mais difícil de tocar entre todas, segundo Geddy Lee
Geddy Lee ficou enojado com bateristas se oferecendo ao Rush após morte de Neil Peart
O baterista que Neil Peart achava estar longe demais para alcançar


