Geddy Lee relembra o álbum do Rush que deu mais trabalho para gravar
Por André Garcia
Postado em 30 de novembro de 2023
Um filme ou álbum demanda tanto tempo dos atores, músicos e diversos profissionais que trabalharam na produção, que é como se cada minuto de obra consumisse horas e horas. Produção artística é a arte de transformar muitas horas em alguns minutos.
Rush - Mais Novidades
Apesar disso, a gravação de um álbum não só consome muito tempo, como pode ser um processo moroso, por diversos fatores. No caso do Rush, com uma discografia de 20 álbuns, é natural que alguns tenham sido mais difíceis que outros. Em entrevista para a Vulture, Geddy Lee relevou o álbum que considera ter sido o mais difícil de gravar.
"Vapor Trails foi um álbum muito, muito difícil de fazer, porque foi meio que uma reunião após as tragédias de Neil em 1997 — em questão de um ano ele perdeu a filha adolescente de acidente e a esposa de câncer. [...] Nos instalamos em um estúdio por quase um ano e construímos um ambiente de trabalho para que Neil se sentisse à vontade para se reintroduzir à bateria e sua forma de tocar sem sentir que todos estavam o observando."
"Como já fazia muito tempo que não compúnhamos juntos, as ideias surgiam lentamente, e as primeiras não foram satisfatórias. Tivemos que nos esforçar e descartar as ideias ruins. Ficamos meio paranóicos quando finalmente tivemos uma ótima ideia, porque queríamos gravá-la e mantê-la. Estávamos nervosos de que não conseguiríamos reproduzi-la se começássemos a regravar do zero."
"Tinha tanta interferência emocional e medo que todo o processo se tornou muito longo e impregnado de paranoia. Quando reunimos todas aquelas músicas com as quais ficamos muito felizes, elas tinham várias fontes diferentes. Algumas eram jam sessions que mantivemos na fita e nunca refinamos sonoramente, [então] quando chegamos na mixagem, foi problemático. Foi difícil porque muitos dos sons deste álbum, tão denso, não foram gravados da forma ideal."
"Acabou virando uma tarefa impossível conseguir fazer o álbum soar como queríamos. Esgotamos nosso engenheiro original e co-produtor, e tivemos que trazer outra pessoa para nos ajudar a terminar. Foi realmente uma f*da para fazer. Bota f*da nisso."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu explica por que Blackmore voltou ao palco com o Deep Purple após 33 anos
A música "sem graça" que zoa o punk rock e se tornou hit do Van Halen
Atual guitarrista do Deep Purple, Simon McBride posta foto com Ritchie Blackmore
O hit do Metallica em que James Hetfield se revolta sobre como sua mãe morreu
ShamAngra lança performance ao vivo de "Make Believe"
Foo Fighters se apresentará em Belo Horizonte e São Paulo em fevereiro de 2027
O maior vocalista da história, de acordo com a ciência
As 4 melhores músicas de 1986, segundo Robert Smith, vocalista do The Cure
A banda que arriscou 60 mil dólares em turnê pelos EUA e voltou para casa com lucro
A música que John Lennon gravou como sua despedida: "Como uma premonição"
A música dos Beatles que John Lennon invejava por não ter escrito, conforme Paul, o autor
As 5 melhores músicas do Yes de acordo com o guitarrista Steve Howe
5 clássicos do rock nacional cujas letras envelheceram mal
O cantor mais importante do que Elvis Presley, segundo Bob Dylan
A música de álbum "sombrio" que deixava Eddie Van Halen arrepiado



A tragédia que fez Neil Peart se afastar do Rush e colocar sua vida em suspensão
O álbum dos anos setenta que Geddy Lee disse ser a maior decepção musical de sua vida
A resposta de Regis Tadeu a quem diz que Alex Lifeson é a parte mais fraca do Rush
Geddy Lee relembra o sinal mais "insano" da presença do falecido Neil Peart na nova turnê do Rush
Geddy Lee responde se o Rush vai gravar novas músicas com a baterista Anika Nilles
Anika Nilles revela que uma experiência intimidadora no Rush se transformou no oposto
A música do Rush que para Neil Peart só melhorou décadas depois de lançada
Geddy Lee sentiu a presença de Neil Peart na nova tour do Rush? Ele responde
Chad Smith, Danny Carey e Stewart Copeland tocam com o Rush em documentário
A música do Rush que para Neil Peart é "provavelmente uma das nossas melhores"
Geddy Lee revela época em que Rush usava "muita cocaína" para "manter a energia"


